27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conselho de Segurança da ONU abordará situação na Líbia

Conselho de Segurança da ONU abordará situação na Líbia

Nações Unidas, 24 jan (Prensa Latina) O Conselho de Segurança da ONU abordará hoje a situação na Líbia, onde a organização multilateral está realizando consultas com os atores políticos após a decisão de adiar as eleições presidenciais naquele país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No início deste mês, a Conselheira Especial da ONU para a Líbia, Stephanie Williams, iniciou consultas com o objetivo de fazer avançar o processo eleitoral, que tem sofrido atrasos.

Nas diferentes reuniões, o Alto Representante insiste na necessidade de manter as eleições e de realizar as aspirações dos 2,8 milhões de cidadãos líbios que se registraram para votar.

Algumas das propostas apresentadas pelos atores políticos do país têm uma abordagem sequenciada, com eleições parlamentares sendo realizadas primeiro, de acordo com os dados divulgados aqui.

Em dezembro, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, pediu respeito pela vontade do povo líbio nas próximas eleições presidenciais e parlamentares do país, cuja data ainda não foi determinada.

O chefe da ONU disse ter tomado nota do anúncio feito pela Alta Comissão Eleitoral Nacional da Líbia de que a data de 24 de dezembro inicialmente estabelecida para as eleições não poderia ser cumprida.

Isto se deveu a obstáculos relacionados a deficiências na legislação eleitoral e ao processo de desafios e apelos relacionados à elegibilidade dos candidatos.

Além disso, essa declaração afirmava que a Câmara dos Deputados do território norte-africano deve estabelecer uma nova data para o primeiro turno das eleições presidenciais.

Desde 2011, o caos e o confronto têm prevalecido na Líbia, onde uma intervenção militar da OTAN levou à queda e ao assassinato de Muammar Kadhafi.

Até hoje, as lutas pelo poder e as ações das milícias e grupos terroristas continuam no país rico em petróleo, enquanto a criminalidade e o tráfico de pessoas e armas estão em alta.

jf/ifb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.