27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Associação francesa projeta ambiciosa agenda de cooperação com Cuba

Associação francesa projeta ambiciosa agenda de cooperação com Cuba

Paris, 24 jan (Prensa Latina) O Conselho de Administração da associação Cuba Cooperação França (CubaCoop) aprovou uma agenda ambiciosa para apoiar projetos de desenvolvimento socioeconômico na ilha no período 2022-2024, disse hoje seu presidente, Víctor Fernández.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em entrevista concedida à Prensa Latina, Fernández especificou que a organização francesa criada em 1995 traçou os objetivos de reforçar a luta contra o bloqueio dos Estados Unidos -já que este bloqueio representa o principal obstáculo ao desenvolvimento da ilha-, difundir a realidade cubana e promover a colaboração econômica com ações concretas.

Um elemento importante do roteiro é continuar expandindo o desenvolvimento socioeconômico local por meio da cooperação descentralizada, com foco em províncias como Havana, Cienfuegos e Santiago de Cuba, com base em iniciativas acordadas com suas autoridades, comentou.

Segundo Fernández, a experiência de mais de duas décadas de trabalho na ilha ratifica a visão da CubaCoop de que para esta abordagem é necessário ouvir as necessidades e propostas dos atores locais.

Entre os objetivos, destaca-se a abertura de uma nova página de colaboração com Havana, que incluiria a facilitação do trabalho conjunto dos 15 municípios capitais com territórios franceses, com base em acordos já existentes e outros inéditos, como um entre as grandes cidades de Havana e Marselha, destacou.

Sobre os setores prioritários da agenda 2022-2024, o presidente da CubaCoop mencionou água, saneamento, soberania alimentar, agricultura, energias renováveis, cultura e esportes.

Diante do impacto do bloqueio norte-americano, valorizamos especialmente as atividades para despertar o interesse dos empresários franceses nas oportunidades de investimento apresentadas pelo país caribenho, explicou.

Nesse sentido, anunciou a celebração este ano de eventos que ajudarão a tornar visíveis na França e também na Europa as possibilidades de negócios na ilha e acompanhando seu desenvolvimento.

Fernández afirmou que a tradicional gala anual da CubaCoop, marcada para maio, terá, além de sua parte política e seu forte componente de condenação à agressividade de Washington, um espaço dedicado à cooperação, com a expectativa de concentrar na promoção de projetos no setor hidráulico.

Por outro lado, no Festival da Humanidade -um grande festival político-cultural realizado em setembro- decidimos organizar o Primeiro Encontro Europeu contra o Bloqueio e para a Cooperação com Cuba, para reunir atores solidários e econômicos dispostos a participar de projetos de desenvolvimento, disse ele.

Relativamente ao objetivo de divulgação da realidade da ilha e das várias iniciativas de cooperação conjunta, explicou a melhoria do site e do semanário La Lettre Électronique Hebdo da associação.

Aspiramos a ampliar significativamente o número de nossos leitores, estimados em cerca de 18.000, e para isso propomos que cada um dos cerca de 500 membros da CubaCoop contribua com cinco novos destinatários da Lettre, explicou.

Fernández insistiu no compromisso da organização francesa com o desenvolvimento da nação antilhana e de seu povo, cuja resistência à hostilidade dos Estados Unidos reconheceu.

jf/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.