27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Aprofundarão pensamento de Martí em um encontro na Colômbia

Aprofundarão pensamento de Martí em um encontro na Colômbia

Bogotá, 24 jan (Prensa Latina) Com o título Pensar e viver José Martí y Pérez, analisaremos hoje a obra e a vida do Herói Nacional de Cuba, a primeira de várias atividades na Colômbia no contexto do 169º aniversário de seu nascimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A atividade virtual, organizada pelo Movimento Colombiano de Solidariedade com Cuba, terá entre os participantes desta aproximação ao apóstolo o acadêmico mexicano Andrés A. Fábregas, a colombiana Ingrid Gómez da corporação Casa Caribe e o cubano Emilio Hernández residente em Barranquilla e colaborador do grupo de solidariedade.

Assim, começa na Colômbia a celebração do nascimento do homem mais universal do século XIX cubano, que deixou um legado indispensável no pensamento revolucionário, não só em Cuba, mas na América Latina.

José Martí, que passou grande parte de sua vida em peregrinação no exílio, além de ser um grande político, diplomata, escritor, professor, palestrante, jornalista e poeta, foi acima de tudo um lutador excepcional pela libertação de seu povo.

Ele tinha uma visão de unidade que se baseia em seu intenso trabalho político revolucionário que desdobrou como o arquiteto da última luta emancipatória do povo cubano no século XIX, visando libertar do domínio colonial espanhol e conter a política expansionista do imperialismo nascente norte-americano.

Em 30 de janeiro de 1891, seu ensaio central Nuestra América aparece no Partido Liberal do México, onde a ideologia antiimperialista de Martí ganha força e energia, alerta para os perigos que pairam sobre os povos do continente.

Nesse texto, o apóstolo clama pela unidade como forma superior de impedir a expansão do próximo:

“(…) é hora de contar e marchar juntos e temos que andar em um quadrado apertado como prata nas raízes dos Andes” e ele também exclamou como uma necessidade que “as árvores têm que se alinhar para que não deixe passar o gigante das sete léguas!”

acl/otf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.