27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã rejeita avaliação pessimista sobre diálogo nuclear na Áustria

Irán, rechazo, pesimismo, diálogo, nuclear

Irã rejeita avaliação pessimista sobre diálogo nuclear na Áustria

Teerã, 23 jan (Prensa Latina) O Irã reafirmou hoje sua rejeição às avaliações pessimistas do diálogo em Viena, Áustria, dedicado à reativação do Plano Integral de Ação Conjunta (PIAC) ou acordo nuclear.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Negociadores iranianos, liderados pelo vice-ministro das relações exteriores Ali Baqeri Kani, disseram que tais considerações fazem parte de um jogo psicológico de alguns signatários do pacto e dos Estados Unidos para obter concessões.

Nas últimas horas, as conversas se concentram em como verificar a cessação das medidas opressivas anti-iranianas impostas por Washington após sua saída ilegal do acordo multilateral.

A agenda principal inclui buscar uma fórmula de comprometimento estadunidense para que no futuro não utilize novamente o recurso dos bloqueios.

De qualquer forma, segundo fontes não identificadas citadas pelo país persa, há avanços na oitava rodada de negociações entre o Irã e os demais signatários do pacto (Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha).

Os Estados Unidos estão falando agora em retornar ao acordo e estão participando indiretamente do diálogo.

O chefe da equipe de negociação russa, Mikhail Ulyanov, considerou a reunião frutífera, dizendo que a estreita coordenação de Moscou com Teerã desempenha um papel fundamental na promoção do diálogo.

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, sugeriu que Washington e seus aliados europeus aderissem ao Plano A e evitassem ameaças contra Teerã para aplicar o chamado Plano B. Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken , colocou prazos para as negociações para salvar o PIAC, caso contrário alertou que recorreriam a mais medidas contra Teerã.

mem/arc/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.