28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festival Internacional Jazz Plaza lança últimos acordes em Cuba

Cuba, festival, jazz, cierre

Festival Internacional Jazz Plaza lança últimos acordes em Cuba

Havana, 23 jan (Prensa Latina) Primeiro grande evento musical de Cuba em 2022: o Festival Internacional Jazz Plaza lança hoje seus últimos acordes, após cinco dias de excelentes shows, encontros teóricos e master sessions de instrumentistas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sob estrito cumprimento das medidas sanitárias implementadas antes da Covid-19, o encontro constituiu uma plataforma de intercâmbio entre criadores locais e estrangeiros, que ofereceram uma aproximação ao melhor da cena jazzística contemporânea.

Desde a abertura de Ignacio “Nachito” Herrera, o festival já recebeu expoentes internacionais do gênero como Marieke Louix (Bélgica), Javier Malosetti (Argentina), Dominic Miller e Haley Gray (Estados Unidos), Radovan Tariska (Eslováquia), Mikedel Ferro (Holanda), Pekka Pylkkanen (Finlândia), Sebastián Carmelo Armas (Espanha), entre outros.

O Teatro Nacional de Cuba, o Centro Cultural Bertolt Brecht, o Castillo de la Punta e outros espaços acolheram as apresentações que encerram este domingo com o concerto de Germán Velasco junto com José Luis Cortés, César López, Cuban Sax Quintet, Orlando Valle, Javier Zalba, Jorge Reyes, Héctor Quintana, Adel González e a Big Band.

Um dos momentos especiais do evento foi o show Do Blues à Timba-da Timba ao Jazz do fundador do evento Bobby Carcassés com sua Big Band Afrojazz, que contou com os músicos Cesar López, Roberto Carcassés, Jamil Shery, Edgar Martínez, Octavio Kotan, Tanmy López, Miguel Ángel García, Belinda Guerra e Laura Valdivia.

O vencedor do Prêmio Nacional de Música 2012 estreou a música Guajira Blues acompanhado pela voz e violino de Tammy López; Carcásses ao piano, e convidados da estatura do saxofonista López e do vocalista Zule Guerra.

O evento também dedicou um espaço teórico com o Colóquio Internacional Leonardo Acosta in memoriam, que consistiu em uma série de conferências, painéis, apresentações, projeções audiovisuais, master classes, apresentações de revistas e lançamentos de discos.

Do Centro Cultural La Plaza de 31 e 2, nesta capital, o evento acadêmico homenageou o recém-falecido trompetista José Miguel Crego (El Greco), cujo lendário talento na improvisação foi lembrado por instrumentistas como Roberto García, Julio Padrón, Yasek Manzano e Mayquel González.

Da mesma forma, o recital do prestigiado saxofonista americano Donald Harrison juntamente com a Jovem Jazz Band dirigida pelo maestro Joaquín Betancourt, vencedor do Prêmio Nacional de Música 2019, bem como a atuação do multi-instrumentista congolês Ray Lema acompanhado pelo pianista francês Laurent of Wilde .

No âmbito do 37º Festival Internacional de Jazz Plaza, os artistas também lembraram César Portillo de la Luz no centenário de seu nascimento, enquanto comemoravam os 95 anos da pianista Numidia Vaillant e os 85 anos do percussionista e cantor Oscar Valdés.

mem/lbl/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.