26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Delegação afegã chegou à Noruega para conversações

NOruega, delegación, afgana, arribo, conversaciones

Delegação afegã chegou à Noruega para conversações

Cabul, 23 jan (Prensa Latina) Uma delegação do governo afegão chegou à capital norueguesa para conversar com autoridades ocidentais e figuras políticas afegãs, informou hoje nesta capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A comitiva do governo talibã é liderada pelo ministro das Relações Exteriores Amir Khan Muttaqi, disse a agência de notícias Pajhwok.

A equipe de 15 membros do Talibã chegou a Oslo em um avião enviado pelo governo norueguês, disse a fonte.

A partir deste domingo, as reuniões de três dias se concentrarão em direitos humanos e ajuda humanitária para a população afegã.

Espera-se que os delegados visitantes encontrem representantes noruegueses, da União Européia, britânicos, franceses, alemães, italianos e americanos.

A equipe do Talibã também deve se reunir com afegãos da sociedade civil, incluindo mulheres líderes, defensores dos direitos humanos e jornalistas.

O Ministério das Relações Exteriores da Noruega disse que nas reuniões se discutirão maneiras de abordar questões humanitárias, econômicas, sociais e políticas.

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Noruega explicou que as negociações também se concentrarão no acesso das meninas afegãs à educação e aos direitos humanos.

Mona Juul, embaixadora da Noruega na ONU, enfatizou a necessidade de conversas com os atuais governantes afegãos devido à profunda crise humanitária no país da Ásia Central devastado pela guerra.

Desde a ascensão do movimento Talibã ao poder em Cabul, o Afeganistão está imerso em uma crise humanitária e precisa urgentemente de ajuda internacional.

O grupo armado fundamentalista islâmico radical conquistou Cabul em meados de agosto de 2021, enquanto os Estados Unidos e a OTAN retiraram suas tropas após 20 anos de ocupação militar e mais de dois bilhões de dólares em gastos de guerra, resultando em milhares de civis mortos.

Após a retirada dos EUA, o Afeganistão está mais pobre do que era há duas décadas, com 23 milhões de pessoas ameaçadas pela fome.

mem/abm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.