26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congresso de Honduras elegerá diretoria para período 2022-2026

Honduras, ongreso, elección, junta, directiva

Congresso de Honduras elegerá diretoria para período 2022-2026

Tegucigalpa, 23 jan (Prensa Latina) Os deputados eleitos nas eleições gerais de 28 de novembro em Honduras irão hoje ao Congresso Nacional para nomear a nova diretoria do órgão legislativo para o período 2022-2026.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Embora o Ministro do Interior, Leonel Ayala, empossou provisoriamente Jorge Cálix como presidente; Yavhé Sabillón, no cargo de vice-presidente, e Beatriz Valle como secretária, constituintes de várias organizações políticas buscam instalar outro comando chefiado por Luis Redondo.

Até agora, Cálix conta com o apoio das bancadas do Partido Nacional, Liberal e Anticorrupção, além de 17 constituintes expulsos esta sexta-feira das fileiras do Partido Libertad y Refundación (Libre) acusados de traição e violação do acordo assinado com Salvador Nasralla.

Nesse acordo, o atual vice-presidente eleito do governo de Xiomara Castro renunciou à sua candidatura ao cargo mais alto do país em troca da presidência do Congresso Nacional, daí a proposta do deputado Luis Redondo para o cargo.

Desde a noite de sábado, os simpatizantes do Libre realizam uma vigília nas dependências daquele poder estadual, atendendo a um chamado de Castro e antes da sessão preparatória e final para a escolha dos cargos mais altos do hemiciclo.

Segundo Castro, a convocação é contra o crime organizado, a corrupção e as empresas do narcotráfico que representam o atual chefe de Estado Juan Orlando Hernández, agora também presente em Libre com o objetivo de impedir a transformação de Honduras.

Às 7h (horário local), os 128 parlamentares serão convocados para votar as novas autoridades e, de acordo com as disposições da lei da nação centro-americana, o presidente permanecerá no cargo por quatro anos e os demais membros, vice-presidente e secretário, o farão por dois.

mem/dgh/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.