26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia e Caricom farão reunião para estreitar laços

Colombia, Caricom, relaciones, fortalecimiento

Colômbia e Caricom farão reunião para estreitar laços

Bogotá, 23 jan (Prensa Latina) A II Cúpula Ministerial Colômbia-Caricom acontecerá na próxima sexta-feira na cidade caribenha de Barranquilla, com o objetivo de continuar fortalecendo o comércio, o investimento, a cooperação e os laços culturais, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores colombiano divulgada hoje em seu portal digital, o encontro será presidido pela vice-presidenta e ministra das Relações Exteriores, Marta Lucía Ramírez, e contará com a participação de ministros de relações exteriores dos Estados membros da Comunidade do Caribe (Caricom).

A primeira reunião deste fórum de alto nível ocorreu em Cartagena das Índias, em 29 de junho de 2019, quando se comemorou o 25º aniversário do estabelecimento de relações oficiais entre ambas as partes por meio da assinatura do Acordo Principal sobre Comércio e Cooperação Econômica e Técnica de 24 de julho de 1994.

Entre outros aspectos, reafirmaram seu compromisso de continuar construindo os vínculos integradores de amizade que adquiriram maior relevância no marco da Comemoração do Bicentenário da Independência da República da Colômbia.

Ressaltaram sua disposição de cooperar em questões de interesse comum para a região, como comércio, transporte, cultura, educação, esportes, meio ambiente, energia renovável, agricultura e desenvolvimento agroindustrial, mudanças climáticas, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, na gestão e recuperação do risco de desastres, o problema mundial das drogas; e a luta contra o tráfico de armas ligeiras e de pequeno calibre, tráfico de seres humanos, cibercrimes, extremismo radical, contrabando, lavagem de dinheiro e corrupção.

Os ministros reconheceram a importância de formular soluções práticas nestes campos para o benefício mútuo de seus povos.

Destacaram a integração regional como ferramenta ideal para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de seus países.

Nesse sentido, comprometeram-se a continuar fortalecendo os mecanismos de integração e consulta na região da América Latina e do Caribe, particularmente no contexto da Associação dos Estados do Caribe e da Comunidade de Estados Latinoamericanos e do Caribe, e apoiaram os princípios da proclamação da América Latina e Caribe como zona de paz.

Acordaram que devem ser feitos esforços para aumentar os fluxos de investimentos e melhorar a balança comercial e destacaram a importância de fortalecer e consolidar o comércio, o investimento e o turismo entre a Colômbia e a Comunidade do Caribe.

Turismo sustentável, diversidade, conectividade aérea e marítima, foram outros temas discutidos naquele primeiro fórum de alto nível e que também estariam na agenda do próximo encontro.

jha/otf/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.