27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Inovações tecnológicas beneficiam o sistema de saúde de Cuba

Inovações tecnológicas beneficiam o sistema de saúde de Cuba

Havana, 22 jan (Prensa Latina) A introdução gradual de três ventiladores pulmonares fabricados domesticamente no sistema de saúde cubano é um dos esforços tecnológicos destinados a fortalecer os serviços de saúde.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Estimulados pela necessidade de cobrir a demanda por esses dispositivos diante da investida do vírus SARS-COV-2, os especialistas envolvidos nesses projetos revelaram em uma aparição na televisão que tinham a colaboração de várias organizações industriais e científicas, assim como a contribuição do pessoal médico.

Menos de dois anos após o primeiro caso de Covid-19 ter sido diagnosticado na ilha em 11 de março de 2020, jovens engenheiros conseguiram criar respiradores com características e instalações diferentes, dois dos quais já estão em uso em alguns centros de saúde.

Estes incluem o Pcuvente de uso emergencial e o Ventipap não invasivo, ambos desenvolvidos pelo Centro Nacional de Neurociências (Cneuro) e cujos testes paramétricos e pacientes foram satisfatórios.

Por esta razão, eles foram endossados pelo Centro Estadual de Controle de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed), um órgão que acompanhou de perto o desenvolvimento dos projetos, segundo seus gerentes José Santos e Ernesto Velarde.

A produção do Combiovent, o primeiro ventilador de alta performance de Cuba, cujo projeto é baseado no uso de suas próprias soluções eletrônicas e se espera que seja uma ferramenta útil para, entre outras coisas, medir a saturação de oxigênio do paciente, disse um de seus criadores, Alejandro González.

Este último modelo é o resultado do trabalho realizado pela empresa Combiomed, que, acrescentou Gonzalez, está atualmente trabalhando em um respirador que pode ser usado para crianças e recém-nascidos e em um equipamento de anestesia, entre outras inovações.

msm/ifs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.