28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU pede a Israel que liberte jovem palestino com doença grave

Amal-300x196

ONU pede a Israel que liberte jovem palestino com doença grave

Ramallah, 21 jan (Prensa Latina) Três agências da ONU conclamaram hoje Israel a libertar Amal Nakhleh, um palestino de 18 anos com sérios problemas de saúde que está preso há mais de um ano sem acusação ou julgamento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Nem Amal nem seus advogados ou familiares foram informados das razões de sua prisão e detenção”, disse o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em uma declaração conjunta.

O texto lembra que o adolescente, que foi preso em janeiro do ano passado e que completou 18 anos há alguns dias, sofre de uma doença neuromuscular que requer tratamento e acompanhamento médico contínuo.

Em 2020, ele teve um tumor pulmonar removido e sofre de miastenia gravis, um distúrbio nervoso que causa fadiga muscular severa.

Exigimos a libertação imediata e incondicional de Amal (esperança, em árabe), de acordo com o direito internacional, enfatizaram.

Eles lembraram que a Convenção sobre os Direitos da Criança, da qual Israel é signatário, exige que os menores encarcerados tenham acesso a aconselhamento jurídico e que contestem a legalidade da privação de sua liberdade perante um tribunal.

Eles enfatizaram que este caso não é único, pois pelo menos três outros palestinos foram mantidos sob a política de detenção administrativa com menos de 18 anos de idade.

Meu filho requer visitas regulares ao hospital para testes e precisa de um ambiente pacífico, disse recentemente seu pai, Moammar Nakhleh, a um tribunal israelense.

Criticada pela ONU e grupos de direitos humanos, a chamada detenção administrativa é usada por Israel para prender palestinos por intervalos renováveis geralmente variando de três a seis meses, com base em provas não reveladas que até mesmo o advogado do réu está impedido de ver.

Muitos palestinos presos sob esta política fazem sistematicamente greves de fome indefinidas para denunciar seu caso e forçar as autoridades israelenses a libertá-los. acl/rob/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.