29 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Negociações EUA-Rússia são concluídas em Genebra

suica-se-oferece-para-sediar-proximo-encontro-entre-lavrov-e-blinken

Negociações EUA-Rússia são concluídas em Genebra

Moscou, 21 jan (Prensa Latina) O ministro das relações exteriores russo, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado estadunidense, Antony Blinken, concluíram hoje em Genebra as conversas sobre as propostas russas de garantias de segurança.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O diálogo pareceu breve para alguns analistas políticos e meios de comunicação que foram rápidos em alertar sobre sua curta duração, de apenas uma hora e 50 minutos, levando em conta as grandes lacunas nas questões a serem tratadas entre as partes.

Em entrevista coletiva após o encontro com Blinken, Lavrov destacou que a experiência da Rússia em lidar com países ocidentais está repleta de exemplos de fracasso em cumprir suas promessas sobre a segurança europeia.

“Nisso, é claro, nossos colegas estadunidenses, outros europeus ocidentais, membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), não são muito bons”, disse ele.

Em resposta a outra pergunta dos jornalistas, o ministro russo destacou que a situação na Ucrânia requer atenção especial, mas alertou que todo o problema da segurança europeia não pode ser reduzido a essa questão e garantiu que Moscou nunca ameaçou o povo daquele país.

De acordo com o chefe da diplomacia russa, o secretário de Estado dos EUA disse estar satisfeito com a troca de pontos de vista que tiveram durante a reunião, o que os ajudará a fornecer uma resposta por escrito na próxima semana.

Em 18 de janeiro, ambos os funcionários falaram por telefone sobre o assunto por iniciativa da Casa Branca e concordaram em realizar esta reunião.

Durante esse diálogo, Lavrov reiterou o caráter imperativo de que Washington ofereça respostas concretas “por escrito” e “ponto a ponto” o mais rápido possível aos rascunhos entregues por Moscou com os compromissos de segurança.

Sublinhou que tais garantias assentam no princípio da indivisibilidade da segurança, aprovado por todos os países euro-atlânticos, membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Além disso, ele pediu a Blinken que não respondesse a especulações sobre uma suposta “agressão russa” iminente contra a Ucrânia e pediu que ele exigisse que Kiev aplicasse os acordos de Minsk.

Os representantes de Moscou e Washington trocaram os resultados do diálogo entre as delegações dos dois países em 10 de janeiro, em Genebra; e a reunião do Conselho Rússia-OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 12 de janeiro, em Bruxelas.

mem/ml/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.