26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia e Belarus se preparam para forças da OTAN em suas fronteiras

Rusia, Belarús, OTAN, fronteras, fuerzas

Rússia e Belarus se preparam para forças da OTAN em suas fronteiras

Moscou, 20 jan (Prensa Latina) A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo Maria Zakharova disse hoje que seu país e Belarus são obrigados a responder ao aumento das forças nas fronteiras de sua aliança no Estado da União.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Disse que Moscou e Minsk estão preocupados com a crescente presença militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ao longo das fronteiras da Bielorrússia, que, segundo ela, também são a área de influência da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC).

O representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia indicou que a Polônia, a Lituânia e a Ucrânia estão deslocando forças armadas de segurança, equipamentos e construção de infraestrutura para esses territórios.

Expressou que a Rússia e Belarus devem responder adequadamente a esta situação, inclusive através de patrulhas conjuntas no espaço aéreo, treinamento regular e outras ações de defesa.

De acordo com Zakharova, nem a propaganda ocidental nem os representantes dos círculos políticos e funcionários do Estado comentaram de forma alguma sobre tais manobras provocatórias.

Observou, entretanto, que as medidas de resposta de Moscou e Minsk para reforçar a segurança de seus países foram vistas como uma manifestação de agressão, referindo-se à próxima inspeção surpresa das forças de reação rápida do Estado da União e ao exercício da Resolução Aliada 2022, agendado para 10-20 de fevereiro.

“Ao contrário de nossos colegas ocidentais, não escondemos nossos planos, agimos abertamente, explicamos, respondemos perguntas e, no âmbito da transparência voluntária, relatamos ações destinadas a fortalecer a defesa conjunta do Estado da União”, enfatizou.

A este respeito, observou ironicamente que os Estados Unidos já conseguiram publicar outro “thriller” sobre o suposto ataque russo à Ucrânia a partir do território da Bielorrússia.

“Não há dúvida de que a propaganda ocidental ensaiará furiosamente esta narrativa de Washington nas próximas semanas”, disse.

Zakharova advertiu que o objetivo de tais ações poderia ser gerar uma matriz de opinião para a preparação de seus próprios planos provocatórios em larga escala, cuja implementação, disse ela, poderia ter as consequências mais graves.

mem/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.