26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente iraniano denuncia política da OTAN

presidente-iraniano-denuncia-politica-da-otan

Presidente iraniano denuncia política da OTAN

Moscou, 20 Jan (Prensa Latina) O presidente iraniano Ebrahim Raisi disse hoje que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), sob vários pretextos, penetra ilegalmente nos territórios de estados independentes, comportamento que levará à sua morte iminente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Numa sessão plenária da Duma Estatal Russa (Câmara Baixa do Parlamento) em Moscou o chefe de Estado destacou essa oposição às democracias independentes, ao reconhecimento da identidade nacional, à cultura e às tradições populares.

Para ele, a estratégia de dominação está falhando e os Estados Unidos estão agora em sua posição mais fraca, embora o desejo de Washington por uma política expansionista não tenha desaparecido e faça parte de sua agenda.

“O objetivo mais importante é enfraquecer os estados independentes precisamente por dentro, impondo sanções econômicas e desestabilizando a situação interna do país”, disse.

Raisi reiterou que a cooperação entre Moscou e Teerã na Síria pode se tornar um modelo para o desenvolvimento das relações bilaterais em outras áreas, e agradeceu à Rússia por tal interação.

Sublinhou que esta colaboração foi possibilitada pela resistência do povo e do Governo da Síria contra o terrorismo e sublinhou que as conquistas alcançadas garantirão a independência daquele Estado e conduzirão a uma paz e segurança duradouras na região.

De acordo com o programa da visita do presidente iraniano, Raisi deve visitar a Grande Mesquita de Moscou nesta quinta-feira e se reunir com clérigos de diferentes regiões do país, informou a agência de notícias TASS.

Por outro lado, o chanceler russo, Sergey Lavrov, manterá conversações com seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdolahian, que está nesta capital como parte da delegação de Teerã.

Na véspera, o presidente iraniano afirmou em reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin, que “o atual nível de laços comerciais e econômicos não é satisfatório”, pelo que ambos os países poderiam aumentá-los. Nesse sentido, ele entregou a Moscou um projeto de acordo sobre cooperação estratégica por 20 anos.

Segundo Raisi, nas condições atuais, o Irã pode desenvolver cooperação com a Rússia nas áreas de economia, política, cultura, ciência, tecnologia, defesa e militar, além de segurança e espaço.

Durante a reunião, ambos os líderes também discutiram as sanções ocidentais contra aquela república islâmica.

“Estamos contra os americanos há mais de 40 anos. E nunca vamos parar o progresso e o desenvolvimento do país por causa de sanções ou ameaças”, enfatizou o presidente iraniano, observando que Teerã está fazendo esforços para garantir que essas medidas sejam suspensas.

jf/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.