27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nevada no Líbano agrava situação de pobreza

Nevada no Líbano agrava situação de pobreza

Beirute, 20 Jan (Prensa Latina) Uma tempestade de neve que atingirá seu pico hoje agravou a situação dos menos favorecidos no Líbano, que recorrem à queima de roupas, plásticos e até esterco para enfrentar o frio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Chamada de Hiba, a nevasca acentua a deterioração da situação de oito em cada 10 pessoas neste país que caíram abaixo da linha da pobreza (3,64 dólares por dia, segundo organismos internacionais) e carecem de recursos diante de um panorama gelado.

O desastre econômico e financeiro libanês, o pior em décadas, influenciou um número crescente de famílias que não podem comprar combustível para aquecer suas casas.

Da mesma forma, dezenas de milhares de refugiados sírios e palestinos deslocados encontram abrigo apenas em tendas mal aquecidas, contando principalmente com cobertores para não congelar.

“A situação é muito, muito difícil”, disse o ativista social Baseem Atrash ao site Naharnet da cidade de Arsal, no nordeste do Líbano e perto da fronteira com a Síria.

Cerca de 50.000 emigrantes sírios vivem naquele centro urbano, a maioria em barracas frágeis e sem possibilidade de lidar com a queda da temperatura.

De acordo com Atrash, eles e até libaneses estão queimando qualquer coisa para manter seus aquecedores funcionando, de plástico a roupas velhas.

No início de janeiro, uma mãe síria e seus três filhos morreram enquanto dormiam por inalar fumaça tóxica de carvão usada para aquecer seu quarto em uma vila no sul do Líbano.

O grupo de ajuda CARE International anunciou que a temperatura cairá abaixo de zero é esperada no Líbano, Síria e Jordânia.

Além da neve que Hiba vai espalhar, os analistas comentam a possibilidade de um grande número de vítimas fatais devido à falta de recursos das famílias para evitar o mau tempo.

jf/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.