28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba merece reconhecimento por sua resistência, dizem na França

Cuba Coopération France (CubaCoop)

Cuba merece reconhecimento por sua resistência, dizem na França

Paris, 20 Jan (Prensa Latina) A associação Cuba Coopération France (CubaCoop) afirmou hoje que a ilha e seu povo merecem reconhecimento e apoio por sua resistência e dignidade diante da agressão norte-americana e do bloqueio que impõe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Cuba enfrenta múltiplos desafios com dignidade e resiste a uma guerra não convencional concebida, organizada e financiada por Washington, destacou a organização criada em 1995 em seu semanário La Lettre Électronique Hebdo.

Nesse sentido, denunciou o objetivo dos Estados Unidos de provocar uma mudança de regime no país caribenho e sua política de bloqueio econômico, comercial e financeiro, que considerava o principal obstáculo ao desenvolvimento da nação caribenha.

Assinado por seu presidente, Víctor Fernández, o artigo destaca o fracasso causado pelo povo cubano solidário a uma política rejeitada pela comunidade internacional, que causa graves dificuldades e sofrimento à população.

A ilha tem o direito de decidir por si própria o seu futuro e o modelo do país, e nesse sentido vão as inúmeras reformas que o seu governo implementa com a participação ativa dos cidadãos, disse a associação francesa inscrita em vários projetos de progresso do estatuto socioeconómico da maior das Antilhas.

A CubaCoop reafirmou seu apoio à nação caribenha com duas estratégias principais, a demanda pelo fim do bloqueio criminoso e a promoção de iniciativas de cooperação científica, econômica e cultural entre Paris e Havana.

Segundo Fernández, no sábado a organização decidirá sobre seu roteiro de colaboração com Cuba no período 2022-2024, com propostas na ambiciosa agenda em setores como água, agricultura, segurança alimentar, saúde, transporte e energias renováveis.

Esta semana, o presidente da CubaCoop compartilhou com a Prensa Latina detalhes de um projeto de apoio à preparação dos atletas da ilha que disputarão os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A iniciativa consiste em acordar com os municípios franceses a recepção de atletas olímpicos e paralímpicos cubanos de várias disciplinas, que chegariam a esses locais vários dias antes de entrar na Vila Olímpica ou Paralímpica, para treinar nas melhores condições.

Ficar com antecedência em solo gaulês permitiria aos visitantes fazer amistosos com atletas locais, outro elemento importante do projeto relacionado ao evento sob as cinco argolas, programado de 26 de julho a 11 de agosto para as Olimpíadas e de 28 de agosto a 8 de setembro no caso das Paraolimpíadas.

Fernández explicou que a proposta tem entre seus argumentos o impacto do bloqueio econômico imposto a Cuba há mais de 60 anos pelos Estados Unidos, uma política que também ataca fortemente o setor esportivo.

jf/wmr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.