27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Legado do cineasta Octavio Cortázar ilumina telas em Cuba

legado-do-cineasta-octavio-cortazar-ilumina-telas-em-cuba

Legado do cineasta Octavio Cortázar ilumina telas em Cuba

Havana, 19 Jan(Prensa Latina) Sob a direção de Patricio Wood, um documentário biográfico inspirado no cineasta Octavio Cortázar e suas mais de 6 décadas dedicadas à sétima arte em Cuba chega hoje ao cinema Charles Chaplin da capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A vida é assim, Octavio resume em 30 minutos a prolífica carreira do artista (1935-2008), que figura na seleta lista de intelectuais da segunda metade do século XX que marcaram os rumos da filmografia na ilha.

Vencedor da segunda edição do Fundo para a Promoção do Cinema Cubano, o projeto articula elementos da narrativa documental e ficcional, contando com material de arquivo e depoimentos de cineastas que compartilharam suas vidas profissionais, como Manolo Pérez, Raúl Rodríguez, Manuel Herrera , Enrique Pineda e Luis Lacosta.

Como confessou Wood em entrevista publicada na revista digital Cubarte, o audiovisual paga uma dívida pessoal, pois aos 14 anos teve a oportunidade de protagonizar o primeiro longa de ficção de Cortázar: El brigadista, em 1976, que marcou o início de uma relação profissional “muito intensa, útil e necessária”.

O filme tem como foco o cineasta Cortázar e sua atuação na arte, pois sempre colocou sua vida pessoal ou familiar fora dos holofotes da mídia, e nesse sentido o audiovisual respeita a vontade do criador de títulos como Guardas de Fronteira (1980), Direito de Asilo (1994) e mais de vinte documentários.

A história do cineasta inclui um trabalho notável tanto por trás das câmeras quanto na preparação das gerações futuras, além de sua presença na fundação do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e da Escola Internacional de Cinema de San Antonio de los Toilets .

Da mesma forma, colocou seu talento à disposição de algumas edições do Noticiário Latino-Americano ICAIC e dirigiu a Casa de Produção Documental Hurón Azul, pertencente ao Sindicato de Escritores e Artistas deste país.

gás/lbl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.