26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governador do Banco da França alerta contra o aumento da dívida

governador-do-banco-da-franca-alerta-contra-o-aumento-da-divida

Governador do Banco da França alerta contra o aumento da dívida

Paris, 19 jan (Prensa Latina) Os gastos do Estado para sustentar a economia durante a crise sanitária da Covid-19 fizeram com que a dívida pública subisse a um nível preocupante, advertiu hoje o governador do Banco da França, François Villeroy de Galhau.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A situação da dívida deve nos preocupar”, disse ele à France Info Villeroy, “estamos agora em 115 por cento do PIB”, um nível “muito alto”, considerando que no final de 2019 a dívida do país era de 97,6 por cento.

O governador considerou que o esforço orçamentário feito durante a crise sanitária não se justifica mais e é incompatível com a situação atual das finanças públicas e, nesse sentido, advertiu os candidatos presidenciais que, após a crise sanitária, não será possível planejar cortes de impostos ou gastos adicionais, como alguns deles sugerem na campanha pré-eleitoral.

“Na situação em que nos encontramos, isto aumentaria ainda mais a dívida”, alertou o governador, assegurando que “não se pode confiar que as taxas de juros permaneçam sempre em seu atual nível favorável”, nem descartar uma nova crise “e então haverá uma grande necessidade de investimentos verdes”, disse ele.

Villeroy considerou que atualmente “temos um bom crescimento que não é afetado pela ômicron”, mas com uma inflação muito alta, razão pela qual ele esperava reduzir o indicador para 2% até o final do ano e mantê-lo abaixo desse valor a longo prazo.

Portanto, ele acrescentou que, além de limitar o aumento dos gastos públicos, as autoridades francesas devem se concentrar nos próximos anos na realização de “reformas fundamentais” que apoiarão o crescimento a longo prazo e melhorar a situação das finanças públicas.

mem/acm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.