26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba avança na criação de novos atores econômicos

Olga Lidia Pérez

Cuba avança na criação de novos atores econômicos

Havana, 19 jan (Prensa Latina) Cuba tem hoje 1.000 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), das 1.422 privadas e 27 estatais aprovadas em todo o país como resultado de um processo de criação favorável, de acordo com fontes autorizadas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desse total até hoje, 885 estão registrados no registro comercial, enquanto um número considerável está tomando as medidas necessárias para ser incluído no mecanismo implementado em todos os territórios, com a participação decisiva do Ministério da Justiça, como explicado nesta terça-feira no programa de rádio e televisão Mesa Redonda.

Esta é a constituição jurídica destas novas formas de gestão, nas quais intervêm o registro comercial e a rede de Consultorias Jurídicas e Sociedades de Direito Coletivo, disse a diretora geral de Cartórios e Registros Públicos, Olga Lidia Pérez, que ressaltou que se trata de um processo complexo, enquadrado na legalidade.

Ao avaliar o desenvolvimento da criação dessas organizações, às quais foram acrescentadas 22 cooperativas não-agrícolas, o funcionário destacou a participação do setor jurídico, com um importante papel consultivo, bem como a formação de notários em direito comercial para atender às necessidades dos novos atores.

Sobre o assunto, a vice-ministra da Economia e Planejamento Johana Odriozola descreveu como significativo o número de MPMEs, quatro meses após sua implementação em todo o país, chefiada por Havana, com 594, seguida por Granma, com 157.

Ela destacou a importância de entender que se trata de um processo de aprendizagem, pois se trata de um novo ator com uma forma jurídica, com questões que normalmente não lidamos, como o capital social e os nomes dos atores, mas, em geral, o processo está indo bem, embora não esteja livre de erros, mal-entendidos e atrasos.

O vice-ministro disse que o procedimento não termina com o estabelecimento das MPMEs, mas cobre sua inserção coerente na economia e como elas podem contribuir para o crescimento econômico e social do país.

Neste sentido, sabe-se que estes novos atores geraram mais de 23.000 empregos na fabricação de materiais de construção, produção de calçados, fabricação têxtil, processamento e reciclagem de alimentos, assim como no reparo de equipamentos de informática, automotivos e de informática.

rgh/crc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.