26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba avança na criação de novos atores econômicos

cuba-avanca-na-criacao-de-novos-atores-economicos-2

Cuba avança na criação de novos atores econômicos

Havana, 19 jan (Prensa Latina) Cuba conta hoje com 1.000 micro, pequenas e médias empresas (mipymes) das 1.422 empresas privadas e 27 estatais aprovadas em todo o país como resultado de um processo de criação favorável, confirmaram fontes autorizadas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desse total até à data, 885 encontram-se inscritas no registo comercial, enquanto um número considerável toma as providências necessárias nesse caminho para ser incluída no mecanismo implementado em todos os territórios, com a participação decisiva do Ministério da Justiça, conforme explicitado neste terça-feira no espaço de rádio-televisão Mesa Redonda.

Trata-se da constituição jurídica destas novas formas de gestão, nas quais intervêm o registo comercial e a rede de Consultoria Jurídica e Sociedades Coletivas de Advogados , destacou a diretora-geral do Tabelião e Registos Públicos, Olga Lidia Pérez, que sublinhou tratar-se de um processo complexo, enquadrado na legalidade.

Ao avaliar o desenvolvimento da criação destas organizações, às quais se juntam 22 cooperativas não agrícolas, o responsável destacou a participação do setor jurídico, com um importante papel consultivo, para além do aperfeiçoamento dos tabeliões em matéria de direito comercial para atender às necessidades dos novos atores.

Sobre o assunto, a vice-ministra de Economia e Planejamento, Johana Odriozola, qualificou como significativo o número de mipymes, após quatro meses de autorização para implantá-las em todo o país, liderado por Havana, com 594, seguida por Granma, com 157.

Destacou a importância de entender que se trata de um processo de aprendizagem, porque se trata de um novo ator com forma jurídica, sobre questões que normalmente não lidamos, como capital social e os nomes dos atores, mas, em um sentido geral, o processo está indo bem, embora não sem erros, mal-entendidos e dilatações.

A vice-ministra quis dizer que o procedimento não termina com a constituição das mipymes, mas abrange a sua inserção coerente na economia e como podem contribuir para o crescimento econômico e social do país.

Nesse sentido, soube-se que esses novos atores geraram mais de 23 mil empregos, na fabricação de materiais de construção, na produção de calçados, confecções têxteis, processamento de alimentos e reciclagem, além da reparação de computadores e equipamentos informáticos.

rgh/crc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.