26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministra alemã visita Rússia em meio à crise nas relações

Annalena-Baerbock-300x200

Ministra alemã visita Rússia em meio à crise nas relações

Moscou, 18 jan (Prensa Latina) A chanceler alemã Annalena Baerbock inicia hoje sua visita oficial à Rússia, depois que o Ministério das Relações Exteriores desse, declarou no dia anterior sua decepção com o atual estado das relações com Berlim.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O comunicado divulgado por Moscou um dia antes de sua conversa com seu homólogo deste país, Sergei Lavrov, apontou que as relações bilaterais estão passando por uma etapa difícil devido ao curso da confrontação integral implementada pela Alemanha contra a Rússia.

No entanto, devido à especial importância da cooperação entre os países no contexto europeu e global, o lado russo está pronto para manter um diálogo construtivo com o novo governo alemão com base nos princípios de respeito e benefício mútuos, disse o texto.

Em entrevista coletiva ontem em Berlim, antes de partir para a Ucrânia, Baerbock afirmou que seu governo está disposto a iniciar um diálogo sério com a Rússia sobre segurança na Europa, mas não abrirá mão de suas posições.

Enfatizou que seu país não se desviará dos pontos-chave dos Acordos de Helsinque, incluindo a inviolabilidade das fronteiras, o direito de escolha da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e evitar o uso de ameaças como ferramenta política.

“E estamos determinados a responder se a Rússia seguir o caminho da escalada”, declarou ele, segundo a agência de notícias TASS.

Baerbock afirmou ainda que a questão do gasoduto Nord Stream 2, entre a Alemanha e a Rússia, também tem uma vertente geoestratégica e para que o regulador do seu país dê um parecer positivo ao projeto, deve cumprir integralmente a legislação da União Europeia.

“Neste momento, no contexto deste projeto, a lei europeia não está totalmente implementada, frente que o processo de certificação foi suspenso”, disse.

O ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Bundestag (Parlamento alemão) Norbert Rottgen declarou nesta segunda-feira que a visita do chefe da diplomacia alemã a Kiev antes das conversações com seu homólogo russo é um importante sinal de solidariedade com a Ucrânia.

Ontem, na Ucrânia, a diplomata teve um encontro com seu homólogo daquele país, Dmitri Kuleba, com o presidente Vladimir Zelenski, e à tarde viajou para Moscou.

Ao anunciar as conversas entre Lavrov e Baerbock, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajárova, informou que o encontro vai discutir o estado e as perspectivas das relações bilaterais, o desenvolvimento de um cronograma de contatos políticos e os aspectos práticos das relações comerciais, econômicas e a cooperação humanitária.

jha/mml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.