26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Democratas do Senado dos EUA vão debater projeto de lei sobre voto

Democratas do Senado dos EUA vão debater projeto de lei sobre voto

Washington, 18 jan (Prensa Latina) Os democratas do Senado dos Estados Unidos iniciarão hoje novos debates sobre a lei do direito ao voto, para tentar promulgar uma peça-chave da agenda do presidente Joe Biden, prejudicada por seu próprio partido.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os debates girarão em torno da legislação que combina dois projetos de lei separados já aprovados pela Câmara dos Deputados, a Lei da Liberdade de Voto e a Lei de Avanço dos Direitos ao Voto de John Lewis.

Os democratas tentarão levar o projeto diretamente ao plenário do Congresso, para evitar o obstrucionismo, tática usada nas assembleias para atrasar ou impedir que acordos sejam alcançados.

Essa estratégia permitiria que os republicanos bloqueassem a votação final, e os democratas não têm o apoio unânime necessário em seu partido para mudar as regras do Senado para que eles mesmos possam aprovar a legislação.

Ainda assim, o líder da maioria no Senado Chuck Schumer (D. Nova York) disse no final da semana passada que seu partido iria adiante de qualquer maneira, forçando os republicanos a declarar publicamente sua oposição ao projeto.

“Todos nós devemos ser gravados no momento dizendo onde nos posicionamos no direito ao voto”, disse o senador Tim Kaine, um democrata da Virgínia.

No momento, parece não ter os votos para ser aprovada, mas vamos cancelar nosso recesso do Dia de Martin Luther King e estaremos lá esta semana porque achamos que é muito importante para o país, acrescentou.

A pressão para continuar mesmo diante de um fracasso quase certo reflete o dilema do partido que se identifica com a cor azul, que enfrenta duas deserções importantes em suas fileiras e um muro de oposição republicana, explicou o New York Times.

O debate acontecerá dias depois que a senadora democrata Kyrsten Sinema anunciou que não apoiaria o enfraquecimento do obstrucionismo para aprovar a legislação, sob nenhuma circunstância.

O senador Joe Manchin III, da Virgínia Ocidental, reiterou a mesma posição de sua colega Sinema.

De acordo com o Times, os democratas estão menos otimistas, especialmente após a oposição de ambos os senadores, que veio logo após Biden se reunir com democratas para discutir o projeto.

“Esses dois democratas decidiram que é muito mais importante para eles proteger os direitos de voto das minorias no Senado do que proteger os direitos de voto das minorias em nosso país”, disse no domingo o deputado James E. Clyburn, democrata da Carolina do Sul.

Uma votação fracassada na legislação ameaça se tornar o segundo revés importante do governo em cerca de um mês.

Em dezembro, Manchin declarou que não poderia apoiar o amplo projeto de lei de política social e clima do presidente como foi escrito.

jha/age/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.