28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela, maior exportador da América Latina apesar do bloqueio

venezuela-maior-exportador-da-america-latina-apesar-do-bloqueio

Venezuela, maior exportador da América Latina apesar do bloqueio

Caracas, 17 jan (Prensa Latina) A Venezuela é hoje o principal exportador latino-americano apesar das medidas coercitivas unilaterais impostas pelos Estados Unidos, de acordo com um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o texto Estimativas das Tendências Comerciais na América Latina e no Caribe, este país sul-americano registrou em 2021 as maiores vendas externas do mundo em meio à pandemia de Covid-19.

O documento afirma que, nesse período, as exportações venezuelanas aumentaram 78,3% em relação a 2020.

A este respeito, o BID observou que um dos principais produtos de exportação era o petróleo, um setor no qual a Venezuela liderou a atividade comercial, apesar de ser uma das matérias primas mais atingidas pela pandemia.

O país obteve a maior recuperação nas exportações da parte sul do continente, embora as ações punitivas de Washington tenham tido grandes repercussões na economia nacional e, sobretudo, na indústria de combustíveis fósseis, uma das mais duramente atingidas nos últimos 10 anos.

A organização internacional explicou que a pandemia afetou as transações comerciais em escala global, o que teve repercussões na América Latina e no Caribe, devido ao fato de que uma de suas principais atividades econômicas é a exportação.

Segundo dados do BID, as exportações da região caíram 9,1% em 2020, mas em 2021 houve uma recuperação estimada entre 24,8 e 27,8 pontos percentuais.

Estes resultados, de acordo com o relatório, se devem principalmente à melhoria dos preços dos produtos exportados, e não aos volumes de mercadorias, já que estes últimos mostraram uma recuperação mais lenta.

Durante a apresentação das contas do ano 2021 perante a Assembleia Nacional, o Presidente Nicolás Maduro destacou as realizações econômicas, sociais e políticas do país e garantiu que em 2022 o progresso alcançado será consolidado.

acl/ycv/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.