26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Juiz decide investigar atitude do promotor contra presidente do Peru

juiz-decide-investigar-atitude-do-promotor-contra-presidente-do-peru

Juiz decide investigar atitude do promotor contra presidente do Peru

Lima, 17 jan (Prensa Latina) Em uma decisão publicada hoje, um juiz peruano ordenou que o Ministério Público investigasse a possível falta de imparcialidade de um promotor em relação ao presidente deste país, Pedro Castillo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O magistrado, Jorge Ramírez, governou as mensagens da promotora Norah Córdova com epítetos e ataques anticomunistas e racistas contra o presidente durante a campanha eleitoral e após o início do governo de Castillo.

“A investigação das ações do promotor, que poderia ser considerada prova de parcialidade, preferências políticas ou ódio ao presidente, pode e deve ser investigada pelos órgãos competentes de sua instituição”, diz a sentença do juiz, que foi comunicada ao Ministério Público.

Apesar disso, Ramírez rejeitou um habeas corpus apresentado pelo advogado de Castillo, Eduardo Pachas, para deter a investigação de Vásquez por causa de seus antecedentes e do risco de que ele pudesse tentar invadir o palácio do governo.

O juiz decidiu que não há risco iminente de que ele ordene uma invasão ao palácio do governo, nem há qualquer possibilidade prática de que ela ocorra, uma vez que, por ser um edifício altamente seguro, tal operação seria inviável, e bastaria impedi-la se o presidente se recusasse a tomar tal ação.

A controvertida promotora Córdova, que descreveu Castillo como um terrorista nas redes públicas da Internet e alega que ela só reproduzia mensagens que ela achava engraçadas, como cidadã, sem que isso afetasse seu trabalho profissional.

Entretanto, diferentes vozes na imprensa e nos círculos políticos, seu status como ativista eleitoral contra o atual presidente durante a campanha eleitoral e suas mensagens subsequentes, agora sob o novo governo, a desqualificam de uma investigação objetiva.

O promotor está investigando o suposto envolvimento de Castillo em favor de uma empresa que ganhou uma licitação para fornecer biocombustível por 74 milhões de dólares para a empresa estatal Petroperú, que, diante de acusações de corrupção, cancelou a operação.

A Petroperu solicitou uma nova licitação, incluindo fornecedores estrangeiros excluídos na primeira, e o vencedor foi a empresa nacional Heaven Petroleum Operators (HPO), a mesma empresa que venceu a primeira licitação, e a Petroperu solicitou à Controladoria Geral da Empresa que fizesse uma auditoria do processo, que terminou na semana passada.

rgh/mrs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.