26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam o financiamento dos EUA a projetos subversivos em Cuba

denunciam-o-financiamento-dos-eua-a-projetos-subversivos-em-cuba

Denunciam o financiamento dos EUA a projetos subversivos em Cuba

Havana, 17 Jan (Prensa Latina) O financiamento dedicado pela Fundação Nacional para a Democracia (NED) à subversão contra Cuba beneficiou mais de 40 organizações, segundo os números mais recentes divulgados hoje pelo jornal Granma.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desde sua criação, este órgão tem funcionado como braço econômico da política intervencionista do governo dos Estados Unidos, juntamente com a Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em benefício das organizações não governamentais (ONGs), rejeita a análise do publicação.

Em 2020, os valores enviados a essas entidades variaram de US$ 20 mil a US$ 650 mil para fins que vão desde treinamento de líderes, assistência a jornalistas e blogueiros, promoção de arte e denúncia de supostas violações de direitos humanos.

“Segundo os dados divulgados pelo NED, nesse ano foram investidos mais de 5 milhões de dólares para esse fim, aos quais devem ser somados os recursos fornecidos a ONGs e fundações que não constam no capítulo sobre Cuba, mas que atuam contra a ilha”, especifica.

Somam-se a isso os fundos canalizados através da USAID e outras organizações similares.

A organização chama Cuba, Nicarágua e Venezuela de “regimes mais autoritários”, países abertamente atacados por meio da rede de fundações e ONGs que esta entidade possui.

Ao mesmo tempo, essas nações foram difamadas pela mídia também financiada por essas organizações ou outras semelhantes, rejeita o texto.

Durante os anos da pandemia, 2020 e 2021, os governos de Donald Trump e Joe Biden aprofundaram o bloqueio com novas medidas, lembra a análise.

Essa política impediu a entrada de medicamentos, respiradores, combustível e recursos econômicos para enfrentar a crise causada pelo Covid-19 na maior ilha das Antilhas.

Nesse contexto, também foram promovidos protestos para desestabilizar o governo e assim tentar dar o golpe final na ilha, uma nova tentativa fracassada que gerou desconforto e sofrimento no povo cubano, mas não conseguiu rompê-lo.

mem/ebr/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.