26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Díaz-Canel lamenta morte de proeminente cientista cubano

Díaz-Canel lamenta morte de proeminente cientista cubano

Havana, 16 jan (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, lamentou hoje a morte, neste sábado, aos 94 anos, do destacado cientista Gilberto Silva Taboada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em seu perfil no Twitter, o presidente definiu o Dr. Silva Taboada como um dos maiores cientistas e naturalistas cubanos de todos os tempos, fundador do Museu Nacional de História Natural.

Condolências às suas famílias e à comunidade científica cubana, Díaz-Canel destacou nessa rede social.

Com uma longa e prolífica carreira científica de contribuições relevantes para a mamografia cubana, a fauna das cavernas e a museologia da história natural cubana, Taboada recebeu recentemente o Prêmio do Patrimônio Cultural Nacional 2021.

Foi membro fundador da Academia Cubana de Ciências e membro do Museu Americano de Ciências Naturais de Nova York, que lhe concedeu um doutorado honorário em 2016, lembrou o portal Cubadebate.

Ele também foi membro da Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Mundial de Conservação, da Sociedade Espeleológica de Cuba e foi curador emérito do Museu Nacional de História Natural.

Em 2007 recebeu o prêmio “Lazzaro Spallanzani” pelo trabalho de sua vida no estudo dos morcegos, concedido pela American Society for the Research and Conservation of Bats, dos Estados Unidos.

Em 2011 foi nomeado “Pesquisador de Mérito” pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e em 2012 eleito “Membro Honorário” da Academia Cubana de Ciências.

Suas publicações incluem Los Bats de Cuba, Sinopse da espeleofauna cubana e Compêndio de mamíferos terrestres cubanos vivos e extintos, de impacto para o conhecimento da zoologia cubana e do hemisfério.

jha/evm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.