20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Suspensão para possíveis mudanças

Suspensão para possíveis mudanças

Por Manuel Robles Sosa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Lima, 15 jan (Prensa Latina) A expectativa de mudanças ministeriais persistiu no Peru até o momento, sob pressão da direita sobre o presidente Pedro Castillo para manter a política tradicional incólume e apelos progressistas para tornar efetivas as transformações prometidas.

Por um lado, economistas e analistas neoliberais, pedem a nomeação de ministros para elementos da mesma linha, com a promessa de dar estabilidade a Castillo, abalado pela maioria da imprensa, que o assedia com acusações de corrupção. A campanha promove nomes que cultuam o mercado e desqualificam outros com melhor imagem, como o chefe da Economia, Pedro Francke, que, sem decisões pioneiras, é considerado eficiente por amplos setores.

Na mesma direção, empresários lançam epítetos ao presidente – que anunciou mudanças de ministros após uma tentativa da direita de removê-lo fracassar – e exigem que ele se dissocie das forças de esquerda que o apoiaram no caminho para sua eleição.

Nesse contexto, longas reuniões entre o chefe de Estado e o secretário-geral do partido governista Peru Livre, Vladimir Cerrón, e parlamentares do grupo provocaram o uivo de alarmes do lado direito do espectro político.

Do setor progressista, em meio às contradições, foram ouvidos apelos para manter a unidade que possibilitou a vitória eleitoral de Castillo, e não apenas para defender o primeiro presidente eleito sob bandeiras de esquerda de um golpe “suave”, mas também para antecipar as transformações e avançar para a igualdade e a justiça que o presidente frequentemente invoca.

Alguém disse que em matemática e política não há coincidências, o que é o caso com a visita, em meio à complexa situação, do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mauricio Claver-Caroni, um extremista de direita ligado ao ex-presidente dos EUA Donald Trump (2017-2021).

O personagem se reuniu com o chefe de Estado, o chanceler, Oscar Maúrtua, e o ministro da Economia e Finanças, após o que elogiou a economia peruana e sugeriu “uma política econômica responsável”, conceito utilizado pela direita e empresários para impedir as mudanças prometidas por Castillo.

(Retirado de Orbe)/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.