26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Secretário de Saúde do México recomenda adaptação ao Covid-19

secretario-de-saude-do-mexico-recomenda-adaptacao-ao-covid-19

Secretário de Saúde do México recomenda adaptação ao Covid-19

México, 15 jan (Prensa Latina) O vírus SARS-CoV-2 -causador do Covid-19- muda e se adapta, devemos fazer o mesmo para lidar com ele, disse hoje o secretário de Saúde do México, Jorge Alcocer Varela.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O cientista liderou a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Saúde do Bem-Estar (Conasabi) como presidente daquele órgão.

Ele confirmou que a Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) autorizou o medicamento paxlovid da farmacêutica Pfizer para uso emergencial no tratamento de pacientes adultos com Covid-19 leve ou moderado e com risco de complicações.

Alcocer Varela assegurou que depois de dois anos vivendo com SARS-CoV-2, o México aprendeu, monitorou e construiu as ações necessárias para enfrentar variantes como o “micron” tanto quanto possível a essa realidade.

Ele recomendou o uso racional de testes diagnósticos para garantir sua prestação na vigilância e assistência médica a quem realmente precisa deles.

Ele deixou claro a intenção de não impor restrições específicas, já que nenhuma limitação à liberdade ou violação de direitos humanos fundamentais é desculpa para enfrentar o vírus. As principais armas são a educação, a prevenção e a promoção da saúde.

Alcocer apresentou a proposta de ação conjunta de prevenção e tratamento de infeções por Covid-19, como a manutenção de planos de reconversão hospitalar; aderir às diretrizes de vigilância epidemiológica; metodologia de semáforo de risco e guias de tratamento médico, entre outros.

Por sua vez, o subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo López-Gatell Ramírez, anunciou que o processo de reconversão hospitalar se concentrará na ampliação da capacidade de pronto-socorros e ambulatórios, devido ao fato de que, em geral, o Omicron exige manejo clínico ambulatorial.

Por sua vez, o diretor-geral do Centro Nacional de Programas Preventivos e Controlo de Doenças, Ruy López, anunciou que, até ao momento, 54% dos idosos têm uma dose de reforço, 45 de trabalhadores do setor da Saúde e o mesmo número de professores.

O diretor-geral de Promoção da Saúde, Ricardo Cortés, destacou que como a maioria da população tem calendário vacinal completo, o tempo de isolamento foi reduzido para sete dias.

Relativamente aos testes, referiu que a sua aplicação deve ser privilegiada em casos de Infecção Respiratória Aguda Grave e pessoas com comorbidades.

msm/lma/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.