20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dias dedicados ao poeta Rubén Darío começaram na Nicarágua

dias-dedicados-ao-poeta-ruben-dario-comecaram-na-nicaragua

Dias dedicados ao poeta Rubén Darío começaram na Nicarágua

Manágua, 15 jan (Prensa Latina) O Dia Dariana 2022 começa hoje no município de Ciudad Darío, no departamento nicaraguense de Matagalpa, com um desfile comemorativo da chegada de Rosa Sarmiento, mãe do poeta Rubén Darío.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As atividades artísticas, acadêmicas e educacionais comemoram o 155º aniversário do jornalista e diplomata da nação centro-americana, em 18 de janeiro, e lembram também o desaparecimento físico do representante máximo do modernismo literário, em 6 de fevereiro de 1916.

O lema das propostas culturais, Rubén, Siempre Azul Intenso, alude ao seu livro de contos e poemas Azul, considerado um dos mais relevantes da língua espanhola e publicado pela primeira vez em Valparaíso, Chile, em 30 de julho de 1888 com textos divulgados na imprensa daquele país sul-americano.

Para domingo, 16, prevê-se a eleição do Musa Dariana 2022, concurso dedicado a homenagear a juventude e a inteligência e beleza das mulheres nicaraguenses, segundo os organizadores das iniciativas associadas à autora de Canto a la Argentina e outros poemas.

Na terça-feira, dia 18, acontecerá o ato central e desfile tradicional, e no dia 23, o Desfile Equestre Dariano dedicado ao intelectual nicaraguense, cujo legado inclui trinta livros entre poesia, prosa e autobiografia e sua figura representa um símbolo de identidade nacional e orgulho.

“Darío tem uma característica interessante: você pode amá-lo ou odiá-lo, mas não pode ficar indiferente a ele. Os escritores da época não escaparam de sua influência, confrontaram-no por causa de sua rebelião idiomática ou o veneraram e se juntaram sua corrente”, alertou o acadêmico Francisco Bautista à Prensa Latina.

De seu livro O Eterno Bardo. Rubens Dario. Poeta universal da América Central, Bautista descreveu o intelectual como um “empreendedor de sucesso”, pois, mediado pelas adversidades de um país classificado como de periferia cultural e econômica, atingiu o maior ápice da literatura hispânica.

msm/dgh/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.