19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Altos da Covid-19 e rejeição da lei na semana do Uruguai

altos-da-covid-19-e-rejeicao-da-lei-na-semana-do-uruguai

Altos da Covid-19 e rejeição da lei na semana do Uruguai

Montevidéu, 15 jan (Prensa Latina) O Uruguai fechou hoje com mais de 65 mil pacientes ativos de Covid-19, uma semana de máximos diários consecutivos, sem que o governo suspenda a questionada lei omnibus de Consideração Urgente (LUC).

Sociedades científicas especializadas pertencentes ao Sindicato dos Médicos (SMU) alertaram em plenário sobre o transbordamento nos cuidados primários e nas portas de urgências hospitalares devido ao afluxo de sintomáticos ou suspeitos de contrair a Covid-19.

Eles pediram em comunicado aos profissionais de saúde que trabalhem “na racionalização dos testes” para “alcançar rapidamente o diagnóstico de confirmação ou descarte em profissionais de saúde e população vulnerável”.

A presidente da SMU, Zaida Arteta, reuniu-se com o subsecretário de Saúde Pública, José Luis Sadtjian, para explicar uma situação que prejudica a atuação profissional em um setor em que 1.778 integrantes estão convalescendo da doença.

Sobre a vacinação imunizante, o ex-presidente uruguaio, José Mujica, criticou o rebaixamento da terceira dose para a população idosa, que “joga de volta os velhos que estavam esperando” e prioriza a vacina a critério dos turistas em Punta del Este.

Mesmo com essa última vantagem concedida, a disseminação exponencial da pandemia de Covid-19 no Uruguai superou as acalentadas expectativas de recuperação da indústria do turismo nas praias do leste do país.

A curva ascendente de infecções devido à chegada da variante mícron do vírus SARS-CoV-2 começou a impactar a queda das reservas na costa atlântica, onde estão localizados os departamentos de Maldonado e Rocha que concentram o maior número de infectados por dimensão territorial e população.

Durante a semana, o Sindicato Único de Telecomunicações (Sutel) do Uruguai rejeitou a introdução do governo de portabilidade de números de telefones celulares, o que prejudicará a estatal Antel, em benefício das multinacionais Claro e Movistar.

A Sutel sustentou que, como essa iniciativa faz parte dos 135 artigos da Lei de Apreciação Urgente (LUC) que será submetida a referendo derrogatório em 27 de março, será preciso aguardar para conhecer seus resultados, quando apresentou liminar perante a Justiça.

Enquanto o sindicato bancário da AEBU continuou o seu movimento de greve gradual dos departamentos territoriais para protestar contra os cortes salariais e a não ocupação de cargos vagos em detrimento do atendimento ao cliente, orientado para a privatização.

Os trabalhadores uruguaios da Mutualista de Saúde da Casa de Galicia se manifestaram contra seu fechamento e a favor de uma gestão estatal que garanta serviços de atendimento e concordou em continuar a luta em busca de uma saída diferente, além de garantir a cobrança de salários, férias e tudo créditos trabalhistas pendentes.

msm/hr/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES