22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula lidera eleições presidenciais no Brasil

Lula, presidenciales, puntero

Lula lidera eleições presidenciais no Brasil

Brasília, 14 jan (Prensa Latina) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera hoje as preferências para as eleições presidenciais de 2 de outubro, segundo pesquisa do Instituto Ideia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A investigação foi encomendada pela Exame e entrevistou 1.500 pessoas por telefone entre 9 e 13 de janeiro, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A pesquisa mostrou que Lula, pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tem 41% das intenções de voto em um primeiro turno.

Isso representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa Ideia anterior, divulgada em dezembro passado.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) continua em queda na intenção de voto, obtendo 24%, três pontos percentuais a menos que no estudo anterior.

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) continua sendo o nome mais forte na terceira via, com 11 por cento, seguido por Ciro Gomes (Partido Democrático Trabalhista) com sete por cento.

Seguem-se o governador de São Paulo, João Doria (Partido da Social Democracia Brasileira), com quatro pontos percentuais, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Partido Social Democrata), com um por cento.

Enquanto isso, Simone Tebet (Movimento Democrático Brasileiro), Alessandro Vieira (Cidadania), André Janones (Avante), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram neste inquérito.

Na pergunta espontânea, em que os nomes dos candidatos não são oferecidos aos respondentes, Lula tem 34% das intenções de voto, um avanço de seis pontos em relação ao estudo de dezembro, enquanto Bolsonaro mantém os 20% registrados na ocasião .

Na opinião de Mauricio Moura, fundador do Ideia, o aumento positivo da intenção de voto espontâneo do ex-presidente Lula é um dos dados mais relevantes da atual rodada da pesquisa.

“A pergunta espontânea dá uma ideia exata do compromisso do eleitor com o candidato, porque na votação espontânea não se oferece alternativa aos entrevistados”, frisou.

Ele acrescentou que a intenção de Lula de votar espontaneamente evoluiu em regiões como o Centro-Oeste, se fortaleceu no Sudeste e há até saldos positivos em subsegmentos tradicionalmente aliados a Bolsonaro, como os evangélicos.

Segundo Moura, o desempenho de Bolsonaro se deve à sua gestão, já que mais de 50% dos eleitores a descrevem como negativa.

Segundo a investigação, em um eventual segundo turno, Lula venceria todos os concorrentes com boa vantagem.

acl/lpn/mmd

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.