25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula lidera eleições presidenciais no Brasil

lula-anunciara-sua-candidatura-a-presidencia-brasileira-em-abril

Lula lidera eleições presidenciais no Brasil

Brasília, 14 jan (Prensa Latina) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera hoje as preferências para as eleições presidenciais de 2 de outubro, segundo pesquisa do Instituto Ideia.

A investigação foi encomendada pela Exame e entrevistou 1.500 pessoas por telefone entre 9 e 13 de janeiro, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A pesquisa mostrou que Lula, pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tem 41% das intenções de voto em um primeiro turno.

Isso representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa Ideia anterior, divulgada em dezembro passado.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) continua em queda na intenção de voto, obtendo 24%, três pontos percentuais a menos que no estudo anterior.

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) continua sendo o nome mais forte na terceira via, com 11 por cento, seguido por Ciro Gomes (Partido Democrático Trabalhista) com sete por cento.

Seguem-se o governador de São Paulo, João Doria (Partido da Social Democracia Brasileira), com quatro pontos percentuais, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Partido Social Democrata), com um por cento.

Enquanto isso, Simone Tebet (Movimento Democrático Brasileiro), Alessandro Vieira (Cidadania), André Janones (Avante), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram neste inquérito.

Na pergunta espontânea, em que os nomes dos candidatos não são oferecidos aos respondentes, Lula tem 34% das intenções de voto, um avanço de seis pontos em relação ao estudo de dezembro, enquanto Bolsonaro mantém os 20% registrados na ocasião .

Na opinião de Mauricio Moura, fundador do Ideia, o aumento positivo da intenção de voto espontâneo do ex-presidente Lula é um dos dados mais relevantes da atual rodada da pesquisa.

“A pergunta espontânea dá uma ideia exata do compromisso do eleitor com o candidato, porque na votação espontânea não se oferece alternativa aos entrevistados”, frisou.

Ele acrescentou que a intenção de Lula de votar espontaneamente evoluiu em regiões como o Centro-Oeste, se fortaleceu no Sudeste e há até saldos positivos em subsegmentos tradicionalmente aliados a Bolsonaro, como os evangélicos.

Segundo Moura, o desempenho de Bolsonaro se deve à sua gestão, já que mais de 50% dos eleitores a descrevem como negativa.

Segundo a investigação, em um eventual segundo turno, Lula venceria todos os concorrentes com boa vantagem.

acl/lpn/mmd

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES