18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Escultura de artista francesa imprime feminismo em museu marroquino

Marruecos, escultura, artista, francesa, feminismo

Escultura de artista francesa imprime feminismo em museu marroquino

Rabat, 14 jan (Prensa Latina) Duas décadas após sua morte, a artista francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002) retorna hoje com seu selo feminista através da exposição, na capital marroquina, de sua escultura The Dreaming Machine.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em empréstimo temporário do colecionador Michael Benabou, a peça faz parte da nova coleção ao ar livre oferecida pelo Museu Mohammed VI de Arte Moderna e Contemporânea de Rabat.

Símbolo dos sonhos, esperanças e ambições das mulheres, a obra criada em 1970 reflete a visão feminista da criadora, cujo discurso é articulado com a exposição de obras de artistas de renome internacional, segundo o perfil oficial do museu na rede social Facebook.

O trabalho é mostrado “para que todos vejam”. “Não muito longe do guerreiro Massai Ousmane Sow (Senegal), do cavalo de Fernando Botero (Colômbia), das esculturas de Ikram Kabbaj e Farid Belkahia (Marrocos), esta estátua completa a exposição na esplanada do museu”, observa o texto.

O comunicado também destaca a inserção harmoniosa do grupo de peças na paisagem da capital, o que ratifica o status da cidade como Cidade da Luz e Capital da Cultura.

A escultora, pintora e cineasta francesa legou em sua prolífica carreira obras icônicas como a série Nanas, feita nos anos 60 e na qual exibe sua perspectiva sobre o corpo feminino, a maternidade, o casamento, assim como os cânones estéticos e sociais, sob a influência da arte pop.

gas/lbl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.