20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A segurança global é a prioridade da Rússia, diz Lavrov

Rusia, Lavrov, seguridad, global, prioridad

A segurança global é a prioridade da Rússia, diz Lavrov

Moscou, 14 jan (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov garantiu hoje que seu país levará em conta os interesses de segurança global ao discutir uma possível expansão de sua presença militar no exterior.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando em uma conferência de imprensa sobre as prioridades da política externa russa em 2021, Lavrov disse que Moscou tem amplos laços militares e técnico-militares bilaterais com parceiros, aliados e uma presença em diferentes regiões do mundo.

“É claro que seremos guiados pelos interesses da estabilidade global quando discutirmos novos passos com nossos aliados, numa base bilateral, nessa direção”, disse ele.

O ministro das Relações Exteriores explicou que as forças de paz da CSTO chegaram ao Cazaquistão a pedido das autoridades cazaques e que as tropas já estão sendo retiradas após o fim da missão.

Ele enfatizou que tal situação contrasta com a das tropas dos EUA no Iraque, que permanecem no país mesmo após a exigência do parlamento iraquiano de sua retirada.

Lavrov chamou a atenção para os pedidos de Washington para uma explicação sobre a razão pela qual o Cazaquistão convidou as forças da CSTO (Armênia, Belarus, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão) quando a operação do contingente de manutenção da paz mal havia começado.

Ele observou que, assim que as autoridades cazaques disseram que a situação estava sob controle e que a CSTO poderia começar a se retirar, eles o fizeram. Entretanto, ele disse, “quando os estadunidenses irão embora?”, referindo-se à saída dos militares estadunidenses do Iraque.

Lavrov significou o interesse de alguns países em estabelecer interação com esse grupo militar, acrescentando que sob a carta da CSTO, as nações que desejarem aderir à organização podem se candidatar.

“No último ano e meio, os chefes de Estado assinaram um protocolo que altera a carta e cria instituições parceiras e observadoras, além de ser membro pleno”, disse ele.

Em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de o Cazaquistão ingressar no Estado da União da Rússia e Bielorrússia, ele salientou que Moscou não tem o hábito de atrair outros países para suas alianças, como o Ocidente está fazendo agora.

“Nossos colegas ocidentais têm o hábito de atrair a todos a aderir a eles, assim como agora convidam todos a aderir à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Esse não é o nosso método. Somos pessoas instruídas”, disse o chefe da diplomacia russa.

mem/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.