18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reino Unido e UE retomam negociações do protocolo da Irlanda do Norte

Liz-Truss-Maros-Sefcovic

Reino Unido e UE retomam negociações do protocolo da Irlanda do Norte

Londres, 13 jan (Prensa Latina) A chanceler do Reino Unido, Liz Truss, receberá hoje o vice-presidente da Comissão Europeia Maros Sefcovic na retomada das conversações bilaterais sobre o polêmico protocolo pós-Brexit para a Irlanda do Norte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Antes do primeiro encontro presencial entre os dois funcionários desde que Truss assumiu a liderança dos assuntos do Brexit no final de 2021, a chanceler anunciou que irá propor soluções práticas e razoáveis para a União Europeia (UE), das quais ela disse esperar por sua vez “uma abordagem pragmática”.

A UE tem uma responsabilidade clara de ajudar a resolver os muitos problemas causados pelo protocolo e proteger os acordos de paz da Sexta-feira Santa, disse ele.

Como parte do Tratado de Retirada que marcou a saída final do Reino Unido do bloco europeu em dezembro de 2020, a Irlanda do Norte permaneceu dentro do mercado único europeu e da união aduaneira para evitar o estabelecimento de uma fronteira física com a Irlanda.

O protocolo estabelece, no entanto, que todas as mercadorias provenientes da Grã-Bretanha devem passar por controles sanitários antes de entrar naquela província britânica, a fim de verificar se estão de acordo com os regulamentos europeus.

A medida causa atrasos na movimentação de mercadorias e é rejeitada por sindicalistas da Irlanda do Norte que ameaçam derrubar o governo de coalizão estabelecido após os acordos de paz de 1998, a menos que seus termos sejam renegociados, mas a UE diz que não está disposta a fazer.

O tom mais conciliador adotado por Truss antes de iniciar o encontro de dois dias com Sefcovic em sua residência de campo em Chevening, no condado inglês de Kent, contrasta com o funcionário em um artigo que publicou no último domingo no jornal The Telegraph.

Na carta, a chefe da diplomacia britânica afirmou que está disposta a ativar o artigo 16 do acordo pós-Brexit que permite que uma das partes suspenda o protocolo, caso o bloco não aceite os termos de Londres.

Os resultados da reunião bilateral não serão divulgados até a tarde de sexta-feira, quando os dois funcionários devem emitir declarações à imprensa, disse o Ministério das Relações Exteriores britânico.

Jf / nm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.