20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova exploração de petróleo na África do Sul gera polêmica

Nova exploração de petróleo na África do Sul gera polêmica

Pretória, 13 Jan (Prensa Latina) O projeto de exploração de recursos petrolíferos na costa oeste da África do Sul, a ser realizado pelo provedor australiano de dados geológicos Searcher Seismic, está gerando hoje opiniões conflitantes no país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A organização não governamental We Are South Africans afirmou que a empresa utilizará métodos sísmicos que consistem no lançamento de pulsos sonoros para identificar a presença de depósitos de hidrocarbonetos, que podem causar danos à vida marinha.

We Are South Africans está em processo de apresentação de um pedido judicial para proibi-lo, para o qual coletou 6.000 assinaturas até agora.

Os trabalhos da Searcher Seismic devem começar em 15 de janeiro, após receber a autorização correspondente da Agencia del Petróleo SA (PASA) em maio do ano passado.

Isso permite que você realize estudos geológicos, geofísicos ou fotogeológicos dentro de um ano.

De acordo com a PASA, este é um programa de exploração sísmica 2D e 3D “multi-cliente especulativo”, que ocorrerá em vários blocos de licenciamento de hidrocarbonetos em águas profundas nas costas oeste e sudoeste. entre a fronteira da Namíbia e o Cabo das Agulhas.

A área abrangida pela licença é de aproximadamente 297 mil 89 quilômetros quadrados, localizada a 20 quilômetros da costa, com profundidades entre 400 e 4.500 metros.

We Are South Africans acredita que a pesquisa do Searcher afetaria certas espécies encontradas ao longo da costa oeste, como o pinguim africano, baleias azuis, orcas e tartarugas marinhas.

Além disso, eles argumentam que poderia ter um impacto negativo na indústria do turismo, bem como nas comunidades pesqueiras locais.

Por seu lado, a PASA explicou que à data da apresentação do pedido de licença de prospecção, em abril de 2021, não existia qualquer exigência legal de autorização ambiental, nos termos do Regulamento de Avaliação de Impacto Ambiental (EIA).

As atividades que exigem a licença de reconhecimento foram listadas apenas nos regulamentos alterados do EIA publicados em junho de 2021, para que não sejam aplicados retrospectivamente, acrescentou.

No entanto, a Searcher Seismic elaborou um plano de gestão ambiental que indica como pretende gerenciar os potenciais impactos ao meio ambiente, documento com o qual a PASA ficou satisfeita.

Em dezembro passado, o Supremo Tribunal de Makhanda interrompeu um estudo sísmico semelhante na costa leste da África do Sul encomendado pela empresa Shell por uma suposta “ameaça real de que a vida marinha será irremediavelmente danificada”, além de graves irregularidades no processo de consulta.

jf/mv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.