27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba aposta em promover estudos de política internacional

Cuba aposta em promover estudos de política internacional

Cuba aposta em promover estudos de política internacional

Havana, 13 jan (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores de Cuba (Minrex) convocou hoje pesquisadores e especialistas do país para promover estudos de política internacional como parte do Programa Setorial de Ciência, Tecnologia e Inovação na área.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A iniciativa busca fomentar a pesquisa em áreas prioritárias sob a premissa de gerar ciência de acordo com a demanda e contribuir para a tomada de decisões, segundo a vice-ministra da pasta, Josefina Vidal.

Durante a apresentação, o representante também defendeu a publicação dos resultados dos estudos aprovados pelo grupo de especialistas do Minrex e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma) que acompanham o plano.

Por sua vez, o diretor do Centro de Pesquisas Políticas Internacionais (CIPI), José Ramón Cabañas, reconheceu entre as prioridades do projeto a realização de pesquisas sobre problemas globais, estudos regionais e política internacional.

Além disso, destacam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para fins políticos e da economia mundial no curto, médio e longo prazo.

“As pesquisas apresentadas devem contribuir para atualizar o modelo econômico cubano, a segurança nacional, bem como os processos de formulação de estratégias e políticas, seu planejamento, tomada de decisões em política externa e sua implementação”, acrescentou.

Entre os temas propostos para estudo, o Programa prevê as relações entre Cuba e a União Européia após a assinatura do Acordo de Diálogo Político e Cooperação e os laços dos Estados Unidos com Canadá, Rússia e China após a chegada de Joe Biden ao poder.

Da mesma forma, inclui o equilíbrio das relações entre o Vietnã e a atual administração democrata na nação do norte e a intoxicação midiática e matrizes para gerar movimentos sociais e influenciar processos políticos.

No Programa, dirigido pelo Ministério das Relações Exteriores e administrado pela CIPI, participam 27 especialistas, um diretor e um secretário-executivo.

A edição 2022 da iniciativa foi aprovada pelo Citma em novembro passado com duração de cinco anos.

msm/ebr/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.