20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colóquio Joel James termina em Cuba com olhar sensível sob sua pegada

Colóquio Joel James termina em Cuba com olhar sensível sob sua pegada

Colóquio Joel James termina em Cuba com olhar sensível sob sua pegada

Santiago de Cuba, 13 jan (Prensa Latina) O XV Colóquio Joel James In Memoriam terminou aqui hoje, após quatro dias de um olhar sensível e profundo sobre seu trabalho como defensor da cultura popular tradicional em Cuba e no Caribe.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Como todo dia 13 de janeiro, uma representação da Casa del Caribe e outros participantes prestaram homenagem a ele no cemitério patrimonial de Santa Ifigênia, onde repousam seus restos mortais desde sua morte em 27 de junho de 2006, e ao mesmo tempo foram celebrados seus 80 anos.

A apresentação da convocatória da XVI edição do evento para os dias 10 a 13 de janeiro de 2023, com reverência a instituições, grupos e personalidades da cultura do território de Santiago, entre eles o narrador e promotor Manuel Gómez Morales parte do fechamento.

Da mesma forma, ocorreu o ato de reconhecimento do pesquisador Abelardo Larduet, com uma longa e prolífica trajetória na prática e investigações das religiões afro-cubanas, uma das principais linhas de trabalho da Casa em seus quase 40 anos.

As conferências e outras dissertações abordaram a marca do historiador, ensaísta, narrador e antropólogo no teatro, literatura, dança e folclore, com destaque para suas contribuições à cultura popular tradicional e ao desenvolvimento dos Festivais Internacionais do Caribe.

O Prêmio Nacional de Jornalismo Cultural, Reinaldo Cedeño, na inauguração, defendeu um maior canal para a prolífica obra de James, com reedições de seus livros e o aprofundamento de seu pensamento, de enorme valor para as atuais circunstâncias de Cuba.

Inscreve-se nessa transcendência seu ensaio Vergonha contra o dinheiro, atual e reflexivo, cuja primeira publicação, em 1996, teve uma modesta fatura em uma oficina das então Indústrias Locais, no tom da crise econômica conhecida como período especial, cuja circunstâncias dão conta.

O clímax foi a apresentação, na Casa das Religiões Populares, da Banda de Aço El Cobre, um dos grupos de destaque da Casa del Caribe, junto com o coro Voces del Milagro e o Cabildo Cimarrón.

msm/mca/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.