23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ambientalistas italianos saúdam disposição contra o uso de plásticos

Ambientalistas italianos saúdam disposição contra o uso de plásticos

Roma, 13 Jan (Prensa Latina) A associação Legambiente destacou aqui a implementação amanhã da diretiva europeia SUP destinada a reduzir o uso de plásticos de uso único, não biodegradáveis e não compostáveis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Stefano Ciafani, presidente da organização ambientalista mais difundida na Itália, descreveu a iniciativa como um importante passo em frente e a primeira ação verde em 2022, que também lembrou a posição de vanguarda deste país contra os utensílios de plástico descartáveis.

Ele também mencionou as regulamentações nacionais para contrastar o lixo marinho, como a proibição de sacolas plásticas e cotonetes não biodegradáveis e não compostáveis e o uso de microplásticos no enxágue de produtos cosméticos, levados em consideração pela lei europeia.

Através de um comunicado a Legambiente anunciou que as principais alterações à nova disposição na Itália, que prevê multas que variam entre os 2.500 e os 25.000 euros, vão proibir a venda de talheres, pratos, palhinhas e outros produtos de plástico.

Inclui também “oxodegradáveis”, ou seja, materiais plásticos que contêm aditivos que, por oxidação, levam à fragmentação do material plástico em microfragmentos, além de cotonetes, agitadores para bebidas, além de outros recipientes específicos para comidas e bebidas.

Ciafani especificou a importância de intensificar a batalha a favor dos utensílios reutilizáveis, em relação aos utensílios de uso único, que, infelizmente, em plena pandemia do Covid-19, reaparecem.

Incentivou o aparecimento nas últimas semanas de produtos de plástico muito semelhantes aos descartáveis, mas “reutilizáveis” por um número limitado de vezes, conforme indicado na embalagem, mas que na sua opinião é uma forma de contornar a proibição e leva a um aumento da o uso de plástico em vez de uma diminuição.

Insistiu na urgência de promover uma redução drástica e concreta, através de uma aplicação efetiva da diretiva; sensibilizar as pessoas para a adoção de comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis, lembrando que a dispersão do plástico no meio ambiente também pode causar sérios danos à biodiversidade.

Em 3 de julho, entrou em vigor a Diretiva SUP (Single Use Plastic) EU 2019/904, que visa promover a redução da poluição por resíduos plásticos, da qual derivarão diferentes medidas de implementação gradual.

jf/smp/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.