23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Museu Rubin de Nova York devolverá antiguidades roubadas ao Nepal

Museu Rubin de Nova York devolverá antiguidades roubadas ao Nepal

Katmandu, 12 de jan (Prensa Latina) O Museu Rubin de Nova York devolverá ao Nepal duas antigas esculturas de madeira roubadas nos anos 80 dos templos do vale de Katmandu que faziam parte de sua coleção permanente, foi divulgado hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O grupo de Artes Perdidas do Nepal fez lobby para o retorno do Apsara / Gandharva voador do século XIV roubado do mosteiro budista Itum Bahal e a parte superior da torana do século XVII arrancada do portão principal do mosteiro Yampi Mahabihara / I-Bahi em Patan observou o jornal Nepali Times.

Bishnu Prasad Gautam, Cônsul Geral Interino do Nepal em Nova York, e Dr. Jorrit Britschgi, Diretor Executivo do Museu Rubin, assinaram um Memorando de Entendimento para a devolução das duas obras de madeira ao Nepal.

Gautam disse que o Consulado e o Museu Rubin “trabalharão em estreita colaboração na promoção da arte e da cultura” do Himalaia.

O Museu Rubin se comprometeu a arcar com o custo de devolver os dois objetos ao Nepal, possivelmente até a terceira semana de maio. Até lá, os objetos permanecerão sob a guarda do museu.

O Apsara, originalmente de Keshchandra Mahabihara, foi adicionado à coleção do museu em 2003, enquanto o Torana o fez em 2010.

O grupo online Lost Arts of Nepal rastreou as peças até a coleção do museu.

A Campanha de Recuperação do Patrimônio do Nepal alertou posteriormente o consulado e museu nepalês em setembro de 2021 sobre a proveniência das duas relíquias.

O Museu Rubin disse em comunicado que os dois objetos – ambos exemplos extraordinários da arte devocional tradicional de Newa – foram os primeiros de sua coleção obtidos ilegalmente.

Especialistas em arte nepaleses descobriram que o Gandharva desapareceu de Itum Bahal em 1999 e foi adquirido pelo Shelley e Donald Rubin Cultural Trust quatro anos depois.

rgh / abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.