20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Guatemala reforça patrulhas frente a alerta de caravana de migrantes

Guatemala reforça patrulhas frente a alerta de caravana de migrantes

Guatemala, 12 jan (Prensa Latina) A Polícia e o Exército guatemaltecos reforçam hoje as patrulhas nas fronteiras e pontos cegos diante de um possível movimento maciço de migrantes de Honduras em 15 de janeiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com um comunicado do Instituto de Migração, o protocolo estabelece a instalação de postos de controle nas principais vias para verificar se os estrangeiros cumprem os requisitos sanitários de entrada no território nacional devido à pandemia de Covid-19 e a circulação aqui da variante ômicron do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença.

Desde segunda-feira passada, as autoridades de imigração exigem um PCR ou teste de antígeno negativo com pelo menos 72 horas de chegada a este país, bem como um cartão de vacinação com calendário completo.

Representantes da Polícia Nacional Civil, dos Ministérios da Defesa e do Interior e da Secretaria de Estado de Inteligência Estratégica intervêm na ativação do protocolo de atenção às caravanas de migrantes.

Da mesma forma, mais de 15 entidades, entre elas o Ministério da Saúde, a Secretaria de Assistência Social da Presidência da República, a Procuradoria Geral da Nação, a Secretaria de Combate à Violência Sexual, Exploração e Tráfico de Pessoas, a Ouvidoria dos Direitos Humanos, o Coordenador Nacional de Redução de Desastres e o Ministério Público.

No início de 2021, o governo decretou Estado de Prevenção em vários municípios diante da entrada massiva de migrantes hondurenhos que buscam chegar aos Estados Unidos, medida que foi justificada pela pandemia de Covid-19 e para proteger a saúde dos guatemaltecos.

Ao contrário de outros anos, eles foram interceptados na estrada e reprimidos pelas forças de segurança com gás lacrimogêneo.

Outro grupo tentou a mesma trajetória em março, mas foi dispersado assim que entrou nesta nação pelos postos de controle instalados ao longo da rodovia.

Em Honduras, a Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Migração anunciou que, por enquanto, só tem informações sobre rumores de uma convocação nas redes sociais e segue monitorando a situação.

rgh/mmc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.