21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Salários e pensões caem no Uruguai devido à política econômica

Salários e pensões caem no Uruguai devido à política econômica

Montevidéu, 11 jan (Prensa Latina) Quedas salariais e as perdas na aposentadoria prenunciaram hoje, um 2022 de restrições econômicas no Uruguai, segundo dados fornecidos por representantes do Banco de Previdência Social (PBS).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ano anterior encerrou como o segundo ano consecutivo do atual governo de coalizão de direita, em que o reajuste dos emolumentos dos trabalhadores foi inferior à inflação, o que também significa que os aposentados receberão abaixo do nível dos preços ao consumidor.

Ramón Ruiz, diretor do BPS para o movimento sindical, destacou que a perda de poder aquisitivo “não ocorre espontaneamente”, mas é fruto da aplicação de uma política econômica que inclui a contenção salarial.

Ele citou como responsáveis ​​por essa orientação o Poder Executivo, o presidente do Gabinete de Planejamento e Orçamento, Isaac Alfie, o Conselho de Ministros e o presidente da República.

O Instituto Cuesta Duarte, de estudos econômicos, ligado à central sindical Pit-Cnt, salientou que nos Conselhos de Salário o governo votou 17 vezes com os patrões e quatro vezes com os trabalhadores, devendo enaltecer divergências entre os partidos sobre o reajuste futuro de remuneração.

Por sua vez, o representante dos aposentados e pensionistas no BPS, Sixto Amaro, disse que “os salários devem subir, porque o produto interno bruto aumentou, se exporta mais, há mais produção, e a renda de todo o setor produtivo do país cresceu”.

Dias atrás, o Instituto Nacional de Estatística publicou que no ano passado o Índice Médio de Salário Nominal experimentou um aumento de 5,89%, abaixo dos 7,6 de 2020.

Ruiz e Amaro apontaram que por este meio o governo economizou 75 milhões de dólares e em 2022 deixará de pagar 100 milhões de dólares, como política de ajuste fiscal.

O monitor de consumo da consultora Scanntech, do Uruguai, refletiu isso em uma queda em dezembro de 2021 de sete por cento no consumo, em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o faturamento cresceu dois por cento, o que ele considerou um efeito inflacionário de quase oito por cento.

jha / hr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.