22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedido para que França promova ações na UE contra o bloqueio a Cuba

Francia, Cuba, bloqueo, acciones, UE

Pedido para que França promova ações na UE contra o bloqueio a Cuba

Paris, 11 jan (Prensa Latina) O deputado François-Michel Lambert exortou hoje o governo da França a aumentar a pressão de sua presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE) contra o bloqueio dos EUA imposto a Cuba, uma política que repudiou.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em diálogo com a Prensa Latina, o parlamentar ecologista considerou que, além de afetar os habitantes da ilha e causar-lhes graves dificuldades, o bloqueio econômico, comercial e financeiro de Washington atinge os interesses europeus com seu alcance extraterritorial.

“Um relatório do meu colega Raphael Gauvain estima que só a França perdeu 30 bilhões de euros em consequência das sanções extraterritoriais aplicadas pelos Estados Unidos a outros países, frente ao que temos de agir”, sublinhou a cerca da presidência do Conselho da UE assumida por Paris em 1º de janeiro por um período de seis meses.

Para Lambert, é urgente a proteção efetiva dos interesses das empresas e dos cidadãos europeus frente a posições como o bloqueio a Cuba.

Não é admissível que a UE continue a mostrar submissão aos Estados Unidos, que com a sua política provoca prejuízos pela imposição de multas e negócios que deixam de ser realizados, alertou.

O presidente do Grupo de Amizade França-Cuba da Assembleia Nacional insistiu que a atual pandemia de Covid-19 ratifica a necessidade de rejeitar e interromper o bloqueio imposto à maior das Antilhas por seis décadas.

A ilha – acrescentou – produz as suas próprias vacinas para enfrentar a Covid-19, mas carece de recursos para fazê-lo em maior escala em benefício da comunidade internacional, devido à política norte-americana.

Portanto, a França e a UE devem assumir que o bloqueio contra Cuba é também um bloqueio contra a humanidade, porque aqui não se trata de uma doença que afeta algumas nações, afeta a todos nós, e é urgente aproveitar as capacidades disponíveis para acabar com isso, sentenciou em suas declarações à Prensa Latina.

Lambert anunciou que continuará aproveitando vários espaços para solicitar uma posição mais decisiva diante da hostilidade de Washington e seu componente extraterritorial.

Na semana passada, o deputado exigiu em sessão da Assembleia Nacional ao governo francês uma postura enérgica contra o ataque que o bloqueio dos Estados Unidos representa para 11 milhões de cubanos e para os interesses franceses e europeus.

Em resposta à sua pergunta, o Ministro Delegado Jean-Baptiste Lemoyne, responsável pelo Turismo e Pequenas e Médias Empresas, reconheceu que a UE deve fortalecer sua resposta à lei extraterritorial Helms-Burton.

“Temos total intenção de trabalhar nesse sentido durante este primeiro semestre de presidência do Conselho, a fim de tornar as contramedidas ainda mais operacionais”, disse Lemoyne.

jha/wmr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.