18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dia largo para comemorar o aniversário de Marti

Dia largo para comemorar o aniversário de Marti

Havana, 11 jan (Prensa Latina) Inúmeras atividades em Cuba e no exterior compõem um amplo dia de um ano para comemorar o 170º aniversário do nascimento do Herói Nacional José Martí.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As comemorações, que incluem a realização da V Conferência para o Equilíbrio do Mundo, decorrerão de 28 de janeiro de 2022 até a mesma data de 2023, para promover o pensamento do apóstolo da independência cubana.

A conferência é convocada pelo Escritório do Programa Martiano, todas as instituições Martianas de Cuba, a Rede Internacional de Cátedras José Martí e o Conselho Mundial do Projeto Internacional de Solidariedade José Martí.

O objetivo central de seus promotores será a divulgação do valor e significado da ideologia de Martí no contexto da História de Cuba, como forma de compreender a resistência e identidade nacional e a gênese e objetivos profundamente humanistas da Revolução Cubana.

Para isso, ao longo do ano serão realizadas atividades e iniciativas em Cuba destinadas a homenagear o Mestre, bem como em universidades estrangeiras que tenham Cátedras José Martí, associações de amizade com Cuba, de cubanos residentes no exterior e outras instituições.

De acordo com o programa, a conferência será aberta no dia 28 com um ato central no Memorial José Martí nesta capital, que será acompanhado de várias ações de instituições de Martí em Cuba.

Isso incluirá um desfile em frente ao monumento José Martí na Plaza de la Revolución e uma parada em frente ao Museu do Nascimento de José Martí, ambos com a participação de crianças em idade escolar; um ato no Centro de Estudios Martianos e outro na Fragua Martiana, pelos 70 anos dessa instituição.

No entanto, outras ações estão previstas para os dias anteriores, como o lançamento, em 26 de janeiro, na Biblioteca Nacional, da convocação do concurso Leia a Martí.

Como culminação da Conferência, entre 24 e 28 de janeiro de 2023, quando completariam 170 anos desde o nascimento do mais universal dos cubanos, a V Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo será realizada no Centro de Convenções de Havana.

O primeiro desses fóruns de pensamento plural e multidisciplinar em homenagem a Martí foi realizado em 2003 e fechado pelo líder cubano Fidel Castro.

As edições seguintes foram encerradas pelo ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula DaSilva, o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica e o chanceler cubano Bruno Rodríguez.

Este evento também é co-patrocinado por muitas instituições internacionais, incluindo a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Setor de Ciências Sociais e Humanas da Unesco e a Fundação Cultura de Paz.

mem / rc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.