22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Condenam actos de vandalismo na capital de Angola

Condenam actos de vandalismo na capital de Angola

Luanda, 11 Jan (Prensa Latina) O governante Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) condenou os actos de vandalismo ocorridos na véspera nesta capital associados a um protesto de taxistas, que hoje continuam a exigir melhorias no emprego.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na opinião do MPLA, os incidentes denotam uma “exploração populista condenável” de um assunto tratado pelas autoridades competentes, noticiou terça-feira o jornal angolano Jornal na sua edição digital.

O secretariado do Bureau Político do partido chamou a atenção para o perigo que esta “manipulação irresponsável e gratuita” representa para o normal funcionamento das entidades públicas e privadas, em particular, das entidades político-partidárias.

Como resumiu o jornal, um autocarro do Centro de Hemodiálise do Sol foi totalmente incendiado por manifestantes na zona de Benfica, onde também rasgaram bandeiras e incendiaram a sede da comissão local do MPLA.

Vários jornalistas também não escaparam aos ataques: o repórter Orlando Luís, da Palanca TV, estava prestes a perder a vida, pois lhe foi atirado óleo para o queimar vivo nas imediações do edifício do MPLA em Benfica, exemplifica o Jornal de Angola.

Na zona do Cacuaco, abunda a reportagem, alguns motociclistas, dedicados ao transporte de passageiros, também foram vítimas de violência e viram os pneus das suas motos furados, supostamente por não se solidarizarem com a greve dos taxistas.

Perante estes incidentes, o Bureau Político do MPLA exortou os seus militantes, simpatizantes e amigos a permanecerem calmos e serenos, abstendo-se de provocações e seguindo os princípios da organização em defesa da paz e da estabilidade.

As autoridades competentes são responsáveis por assegurar o devido tratamento daqueles que estão a agir de forma contrária aos princípios constitucionalmente estabelecidos, sublinhou o comunicado.

Para preservar a paz, a estabilidade e desencorajar actos de desrespeito à autoridade, o MPLA encorajou as forças policiais e o sistema de justiça a infligir celeridade e punição exemplar aos implicados em crimes.

Por sua vez, o Ministério da Saúde (Minsa) condenou a destruição total de um ônibus do Centro de Tratamento de Epidemias e Endemias, que transportava profissionais para mais um dia de trabalho.

O autocarro, devidamente identificado, foi atacado por desconhecidos, que feriram alguns passageiros com objectos contundentes e saquearam os seus objectos pessoais, antes de destruírem completamente o veículo por fogo, disse o Minsa em comunicado de imprensa.

jha / mjm / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.