27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cabo Verde pede o fortalecimento da cooperação africana

presidente-de-cabo-verde-pede-o-fortalecimento-da-cooperacao-africana

Presidente de Cabo Verde pede o fortalecimento da cooperação africana

Luanda, 10 jan (Prensa Latina) O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, instou hoje a que seja fortalecida a cooperação entre os países africanos para enfrentar os desafios socioeconômicos do continente, ao mesmo tempo em que proferiu um discurso ao Parlamento angolano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na atual conjuntura, tal esforço comum ajudaria a mitigar os efeitos econômicos, sanitários e sociais da crise causada pela pandemia de Covid-19, disse Neves, que está em visita de Estado a convite de seu homólogo angolano, João Lourenço.

Um aumento dos laços intra-africanos também fortaleceria a cooperação Sul-Sul em escala internacional, disse Neves, que valorizou particularmente a necessidade de investimentos em educação, ciência e pesquisa em saúde.

A pandemia e as mutações do coronavírus que causaram a doença mostraram que tudo não estava bem em termos da definição de prioridades, do uso de recursos e da implementação de políticas públicas, disse ele.

Ao abordar o quadro global, Neves lamentou a posição de alguns estados que quimicamente procuram se proteger e proteger com doses sucessivas de vacinas anti-Covid-19, enquanto o continente africano se esforça para imunizar 10% de sua população.

Tal atitude só seria compreensível se a ameaça não fosse global e se não fôssemos todos passageiros no mesmo barco, disse o político, apontando para a “vergonhosa disparidade” na distribuição de vacinas e testes diagnósticos para o coronavírus SARS-CoV-2.

A posição do continente não deve ser reduzida à lamentação e à busca de soluções paliativas: a África, disse ele, tem o conhecimento, o investimento na ciência, o talento e os recursos humanos treinados para avançar em direção a formas inovadoras de cooperação e solidariedade.

“Temos a capacidade endógena de produzir vacinas e outros medicamentos para que não dependamos das contingências atuais” e somos novamente vulneráveis quando surgem outras pandemias, observou ele.

Em termos de integração, o Presidente também pediu para aproveitar as oportunidades inerentes à área de livre comércio continental africana para promover o desenvolvimento e o bem-estar dos povos da região.

O Chefe de Estado também compartilhou com os deputados uma ampla reflexão sobre os laços históricos de fraternidade entre os povos de Cabo Verde e Angola.

Ele abordou aspectos fundamentais da luta comum contra o colonialismo português e pela conquista da independência nacional, simbolizada por figuras ilustres como Amílcar Cabral e Agostinho Neto.

rgh/mjm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.