20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Posição dos EUA sobre garantias de segurança em suspenso, diz Rússia

posicao-dos-eua-sobre-garantias-de-seguranca-em-suspenso-diz-russia

Posição dos EUA sobre garantias de segurança em suspenso, diz Rússia

Moscou, 10 jan (Prensa Latina) O vice-ministro russo das Relações Exteriores Sergey Riabkov disse que as principais questões sobre as garantias de segurança propostas foram colocadas em espera na reunião de hoje com uma delegação dos EUA em Genebra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entretanto, o funcionário considerou as negociações de segunda-feira muito concretas e substanciais, ressaltando que os diplomatas russos tiveram a oportunidade de explicar a lógica e o conteúdo dos projetos de acordos apresentados a Washington e à sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Falando aos repórteres após a reunião, o Sr. Riabkov disse que embora as conversas de quase oito horas “permitam o otimismo”, as partes não tomaram decisões políticas no diálogo de segunda-feira.

Ele explicou que estas seriam tomadas após as conversações com a OTAN na quarta-feira 12 de janeiro e a reunião com a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em 13 de janeiro.

De acordo com o vice-ministro russo das Relações Exteriores, as principais questões sobre os compromissos de segurança propostos exigidos por Moscou “estão em espera”.

Sobre os pontos da reunião, ele observou que o lado russo explicou como é imperativo para a Rússia obter garantias legais contra a expansão da OTAN e contra o destacamento perto de suas fronteiras de forças de ataque que poderiam atingir alvos em seu território.

Ele também enfatizou a necessidade do bloco militar retornar às fronteiras que tinha em 1997, antes de começar a capturar os países do antigo bloco socialista.

“Deixamos claro que se não houver progresso nestas áreas-chave, indispensáveis, indispensáveis, necessárias para nós, o trabalho em outros aspectos, embora importantes, estará em dúvida”, disse ele.

Segundo a televisão RT, Riyabkov alertou para os perigos de um cenário em que “os países da OTAN cometem um erro e agem em detrimento da segurança europeia”.

Ele acrescentou que não era inesperado que o lado americano, no tom das declarações dos últimos dias e meses, apresentasse suas reivindicações sobre a presença de tropas russas perto das fronteiras com a Ucrânia.

O chefe da delegação de Moscou comentou que a representação de Washington liderada pela Subsecretária de Estado Wendy Sherman emitiu ameaças e avisos sobre uma suposta invasão da Ucrânia, à qual a Rússia respondeu que não tem planos de iniciar um conflito com a Ucrânia.

Na reunião, os EUA rejeitaram algumas propostas russas e indicaram que não desistiriam de cooperar com países que querem trabalhar juntos, incluindo a Ucrânia.

Além de Riyabkov, a delegação russa incluiu o vice-ministro da Defesa Alexander Fomin.

Em 17 de dezembro, Moscou publicou dois projetos de possíveis acordos sobre compromissos de segurança jurídica a longo prazo para os EUA e a OTAN.

rgh/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.