18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador elogia as vitórias progressistas no Chile e em Honduras

lopez-obrador-elogia-as-vitorias-progressistas-no-chile-e-em-honduras

López Obrador elogia as vitórias progressistas no Chile e em Honduras

México, 10 jan (Prensa Latina) O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador elogiou hoje a vitória dos partidos políticos progressistas nas eleições presidenciais no Chile e em Honduras.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente lembrou que o México foi o país que protegeu os chilenos perseguidos após o golpe de Estado de 1973 do general Augusto Pinochet, mas agora o movimento progressista está avançando com a vitória de Gabriel Boric no Chile, algo muito esperançoso para a América Latina.

Ele anunciou que está pensando em fazer uma turnê pela América Central este ano, já que suas únicas três viagens nos três anos em que foi presidente foram para os Estados Unidos, disse ele.

Ele disse que as relações do México com todos os países do mundo são muito boas, mas especialmente com os países das Américas. Ficamos muito satisfeitos com a vitória de Xiomara Castro em Honduras e é muito provável que ela venha ao México e seja muito bem recebida.

Ele lembrou que há poucas horas o México havia acabado de entregar à Argentina a coordenação da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (CELAC) e todos os representantes desses países expressaram sua gratidão ao nosso país porque nos tempos difíceis da pandemia ajudamos com as vacinas e agimos solidariamente.

Ele insistiu que o México continuará mantendo boas relações com todos os governos sob os princípios constitucionais expressos no artigo 89 sobre a não-interferência nos assuntos internos de outros países, cooperação, desenvolvimento, respeito à soberania e direitos humanos.

E sobre esses princípios, disse ele, tomamos decisões e recuperamos o prestígio da política externa do México não apenas na América Latina, mas em todo o mundo.

Ele anunciou que nesta semana serão nomeados novos embaixadores e cônsules mexicanos, tanto homens como mulheres, e amanhã teremos uma reunião com eles para trocar pontos de vista.

O Ministério das Relações Exteriores, liderado pelo Ministro das Relações Exteriores Marcelo Ebrard, informou que a reunião começou nesta segunda-feira à porta fechada, mas haverá uma coletiva de imprensa ou comunicado no final da reunião.

Em resposta a uma pergunta de um jornalista, López Obrador reiterou que seu governo não quer confronto com ninguém, e sempre busca a conciliação e é por isso que confiam em nós e permitiram que o México atuasse como intermediário em conflitos, mas também não interferimos nos assuntos internos de outros países.

mem/lma/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.