22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Enfatizam na confiança do Irã para superar o bloqueio dos EUA

enfatizam-na-confianca-do-ira-para-superar-o-bloqueio-dos-eua

Enfatizam na confiança do Irã para superar o bloqueio dos EUA

Teerã, 10 jan (Prensa Latina) O Irã destacou hoje que confia em suas forças para superar as medidas de bloqueio impostas pelos Estados Unidos, ainda que o objetivo de eliminá-los fracasse no diálogo nuclear de Viena.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdolahian, garantiu que Teerã neutralizará os embargos, mesmo que as negociações na capital austríaca visando sua abolição e revitalização do Plano Global de Ação Conjunta (PIAC) ou do acordo nuclear não tenham sucesso.

“Isso significa que não esperaremos anos para ver os resultados das negociações em Viena”, disse ele à televisão local.

Tal convicção, acrescentou, deriva da ordem do presidente Ebrahim Raeisi ao Conselho de Ministros de buscar o desenvolvimento econômico sustentável com suas próprias forças.

Amir Abdolahian qualificou o Executivo iraniano de pragmático e que, com propostas claras ao grupo 4 + 1 (Reino Unido, França, Rússia e China mais Alemanha), signatários do PIAC, aguarda resposta da contraparte, principalmente do Ocidente e dos Estados Unidos Estados.

É o momento em que o trio europeu, disse ele, mostra sua boa fé, assim como Washington, participante indireto das negociações em Viena.

“Se todas as partes voltarem a cumprir os compromissos assumidos no PIAC, selados em 2015, acrescentou, também retomaremos o acordo tal como o assinamos”, afirmou.

Os Estados Unidos abandonaram ilegalmente o pacto em 2018 e o Irã, em resposta às medidas opressivas ordenadas pela Casa Branca e à inação da tríade europeia, começou a reduzir seus compromissos nucleares em 2019.

jf / arc / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.