25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eleição do governador de Barinas completa mapa político da Venezuela

eleicao-do-governador-de-barinas-completa-mapa-politico-da-venezuela

Eleição do governador de Barinas completa mapa político da Venezuela

Caracas, 10 jan (Prensa Latina) A eleição do opositor Sergio Garrido como governador do estado de Barinas encerrou hoje a distribuição do mapa político da Venezuela, dominado por forças vinculadas ao governo bolivariano liderado por Nicolás Maduro.

Segundo o primeiro boletim divulgado na véspera pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o candidato da Mesa da Unidade Democrática (MUD) dominou as eleições da véspera na região Oeste com 55,36% dos votos.

Com uma transmissão de 97,40% dos registros apurados, o porta-estandarte do MUD recebeu o apoio de 172.497 eleitores, para superar o candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Jorge Arreaza, credor de 128.583 cédulas, equivalente a 41,27 pontos percentuais.

Em declarações à imprensa, o governador eleito reconheceu o trabalho institucional realizado pelas autoridades eleitorais e pelas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas para garantir o bom desenvolvimento do processo.

Garrido afirmou que se tratou de um evento transparente e em nenhum momento foi convocado um confronto, mas sim uma participação pacífica e democrática, noticiou a Rádio União em seu site.

Pouco antes de serem anunciados os primeiros resultados oficiais, o candidato do PSUV e dos demais partidos do Grande Pólo Patriótico reconheceu a vitória da oposição no dia das eleições de domingo.

Em mensagem publicada em sua conta na rede social no Twitter, Arreaza indicou que o objetivo proposto de conquistar o governo não foi alcançado, apesar de registrar um aumento de votos em relação aos obtidos por forças vinculadas ao Executivo bolivariano em 21 de novembro.

“Agradeço calorosamente à nossa militância heróica. Continuaremos a proteger o povo barinês de todos os espaços”, sublinhou o porta-estandarte socialista.

“Neste momento continuamos a analisar a nossa adesão. Amanhã daremos o equilíbrio necessário. Obrigado por tanta dedicação”, sublinhou Arreaza na plataforma de comunicação.

Nas eleições regionais e municipais de 21 de novembro, o PSUV e seus aliados do Grande Polo Patriótico conquistaram o controle de 19 governadorias e mais de 60% das prefeituras, incluindo Caracas, para se ratificarem como a principal força política do país Sudamericano.

Da mesma forma, Barinas passou a fazer parte dos estados governados pela oposição, junto com Zulia, Nueva Esparta e Cojedes.

O ato eleitoral deste domingo ocorreu após a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de anular o resultado para o cargo de governador emanado das urnas de novembro, quando foram registradas irregularidades no processo.

jf / wup / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES