18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eleição do governador de Barinas completa mapa político da Venezuela

eleicao-do-governador-de-barinas-completa-mapa-politico-da-venezuela

Eleição do governador de Barinas completa mapa político da Venezuela

Caracas, 10 jan (Prensa Latina) A eleição do opositor Sergio Garrido como governador do estado de Barinas encerrou hoje a distribuição do mapa político da Venezuela, dominado por forças vinculadas ao governo bolivariano liderado por Nicolás Maduro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o primeiro boletim divulgado na véspera pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o candidato da Mesa da Unidade Democrática (MUD) dominou as eleições da véspera na região Oeste com 55,36% dos votos.

Com uma transmissão de 97,40% dos registros apurados, o porta-estandarte do MUD recebeu o apoio de 172.497 eleitores, para superar o candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Jorge Arreaza, credor de 128.583 cédulas, equivalente a 41,27 pontos percentuais.

Em declarações à imprensa, o governador eleito reconheceu o trabalho institucional realizado pelas autoridades eleitorais e pelas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas para garantir o bom desenvolvimento do processo.

Garrido afirmou que se tratou de um evento transparente e em nenhum momento foi convocado um confronto, mas sim uma participação pacífica e democrática, noticiou a Rádio União em seu site.

Pouco antes de serem anunciados os primeiros resultados oficiais, o candidato do PSUV e dos demais partidos do Grande Pólo Patriótico reconheceu a vitória da oposição no dia das eleições de domingo.

Em mensagem publicada em sua conta na rede social no Twitter, Arreaza indicou que o objetivo proposto de conquistar o governo não foi alcançado, apesar de registrar um aumento de votos em relação aos obtidos por forças vinculadas ao Executivo bolivariano em 21 de novembro.

“Agradeço calorosamente à nossa militância heróica. Continuaremos a proteger o povo barinês de todos os espaços”, sublinhou o porta-estandarte socialista.

“Neste momento continuamos a analisar a nossa adesão. Amanhã daremos o equilíbrio necessário. Obrigado por tanta dedicação”, sublinhou Arreaza na plataforma de comunicação.

Nas eleições regionais e municipais de 21 de novembro, o PSUV e seus aliados do Grande Polo Patriótico conquistaram o controle de 19 governadorias e mais de 60% das prefeituras, incluindo Caracas, para se ratificarem como a principal força política do país Sudamericano.

Da mesma forma, Barinas passou a fazer parte dos estados governados pela oposição, junto com Zulia, Nueva Esparta e Cojedes.

O ato eleitoral deste domingo ocorreu após a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de anular o resultado para o cargo de governador emanado das urnas de novembro, quando foram registradas irregularidades no processo.

jf / wup / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.