23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam maus-tratos a prisioneiros palestinos na prisão israelense

denunciam-maus-tratos-a-prisioneiros-palestinos-na-prisao-israelense

Denunciam maus-tratos a prisioneiros palestinos na prisão israelense

Ramallah, 10 jan (Prensa Latina) O Comitê de Detidos e Ex-Detidos Palestinos denunciou hoje os maus-tratos sofridos pelas 33 mulheres detidas na prisão israelense de Damon, localizada perto da cidade de Haifa, no norte do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em nota, a entidade especificou que 13 delas são mães e alertou que várias sofrem graves problemas de saúde.

A esse respeito, ele cita o caso de Israa al Jaabis, 36, que foi presa em 11 de outubro de 2015 e condenada a 11 anos de prisão por um crime que não cometeu.

A Comissão informou que os militares israelenses abriram fogo contra o carro que a mulher dirigia, estimando que ela planejava um ataque suicida, que pôs fogo no veículo.

Al Jaabis sofreu queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus que afetaram mais de 60% de seu corpo, incluindo o rosto, e teve vários dedos decepados.

A prisioneira precisa desesperadamente de cuidados especializados, mas seu sofrimento é agravado pela recusa israelense de fornecer-lhe cuidados médicos, criticou a Comissão.

No final do ano passado, as mulheres detidas em Damon iniciaram um protesto contra os abusos cometidos por seus carcereiros.

Em resposta, este último espancou vários prisioneiros e impôs várias medidas repressivas, como corte de eletricidade e lançamento de gás lacrimogêneo dentro das celas, segundo fontes palestinas.

A deputada palestina Khaleda Jarrar denunciou em novembro passado os maus-tratos a que são submetidas as mulheres nas prisões do país vizinho.

Depois de passar dois anos detida, Jarrar disse que as autoridades do Serviço Prisional de Israel “colocam criminosos conosco para nos causar transtornos”.

O membro do Birô Político da Frente Popular para a Libertação da Palestina explicou que eles também restringem deliberadamente os direitos dos presos ao colocar câmeras de vigilância para impedir sua privacidade.

jf / rob / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.