20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Convidam a aprofundar o pensamento do fundador da Casa del Caribe

convidam-a-aprofundar-o-pensamento-do-fundador-da-casa-del-caribe

Convidam a aprofundar o pensamento do fundador da Casa del Caribe

Santiago de Cuba, 10 jan (Prensa Latina) Para que o pensamento e a obra de Joel James, fundador da Casa del Caribe, sejam conhecidos com maior profundidade, o Prêmio Nacional de Jornalismo Cultural, Reinaldo Cedeño, pediu hoje aqui.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na conferência inaugural do XV Colóquio Internacional dedicado ao relevante intelectual, o jornalista enfatizou a necessidade de ampliar as reedições de seus livros e tornar mais visível seu enorme legado na história e na realidade cubana, especialmente na cultura popular tradicional.

“Não podemos descansar até que seu legado seja gigantesco em toda a sua dimensão, nesta cidade, em Cuba e além”, enfatizou, valorizando também tudo o que a cultura cubana deve ao historiador, ensaísta, narrador e antropólogo que completaria 80 anos no dia seguinte 13.

Joel James carece muito do país atual, considerou ao apontar que a universalidade de sua obra intelectual deve crescer ao longo do tempo, com abrangência dos Festivais Internacionais do Caribe e da Casa de mesmo nome que fundou há mais de 40 anos.

Vergonha contra o dinheiro, o livro publicado com uma fatura muito modesta em 1996, em plena crise econômica conhecida como período especial, foi uma das obras paradigmáticas de James, em que se evidenciam sua honestidade intelectual e lucidez histórica, disse o conferencista.

Nas palavras do autor sobre este ensaio, ele alude à curiosa capacidade de Cuba de se salvar de ameaças contra sua própria existência, sejam elas externas ou as piores, que são suas, além da forja de uma cultura com dimensão de sacrifício, na luta contra a injustiça e o vício.

Nascido em 13 de janeiro de 1942 e falecido em 27 de junho de 2006, o diretor da Casa del Caribe legou uma prolífica obra, expressa em dezenas de livros que revelavam aspectos do ser cubano e caribenho, com destaque para as manifestações mais autênticas da cultura popular .

As edições mais recentes do Colóquio foram dedicadas às festas populares de Cuba e da região, com palestras e audiovisuais sobre as parrandas e o carnaval de Santiago, declarado Patrimônio Cultural da nação, e ao Gabinete do Curador da Cidade.

acl / mca / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.